News

World Bee Day: A Ciência das Abelhas | 20 de maio, FCUL


Photos Gallery

24/05/2019. Texto de Marta Daniela Santos.

No dia 20 de maio venha celebrar connosco o Dia Mundial das Abelhas, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa! São várias as atividades a decorrer ao longo de todo o dia, que irão dar a conhecer a diversidade e importância destes insetos. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia obrigatória aqui. O mapa com as localizações das várias atividades está disponível à esquerda.

O cE3c associa-se à celebração do Dia Mundial das Abelhas, data declarada em 2017 pela Organização das Nações Unidas e pela primeira vez assinalada a nível mundial no ano passado, com o objetivo de alertar para o papel fundamental destes animais polinizadores para a sociedade.

Nesta iniciativa a 20 de maio em Ciências ULisboa, a manhã será preenchida por um ciclo de palestras: entre as 9h30 e as 13h00, vários investigadores irão dar a conhecer o trabalho que desenvolvem nesta área. O programa das palestras está disponível no final desta página; o livro de resumos está disponível aqui. 

Entre a 14h30 e as 16h00 terá lugar o Bee-Bioblitz FCUL – com ponto de encontro junto à horta da FCUL – em que os participantes irão procurar e conhecer as abelhas do campus de Ciências ULisboa e os seus hábitos, participando ao mesmo tempo num projeto internacional de amostragem por ciência-cidadã.

A tarde termina com um workshop prático de identificação de abelhas, entre as 16h00 e as 17h00, que irá fornecer as ferramentas básicas para identificar alguns dos muitos géneros de abelhas selvagens existentes em ambiente urbano – incluindo as abelhas recolhidas durante a tarde no Bee-Bioblitz.

O programa de atividades está disponível no cartaz à esquerda. Recordamos que a participação é gratuita mediante inscrição prévia obrigatória, aqui.

A organização desta iniciativa está a cargo da SPEN - Sociedade Portuguesa de Entomologia, dos pólos de Ciências ULisboa do cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais e do CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, e da Associação Biodiversity4All.

 

PROGRAMA GERAL:

9h30-13h00: Ciclo de palestras, Sala 1.3.23 (Anfiteatro FCIÊNCIAS.ID)

14h30-16h00: Bee-Bioblitz FCUL. Ponto de encontro: relvado junto à Horta FCUL

16h00-17h00: Workshop de identificação de abelhas "Urban Bees - A closer look to our friendly neighbours" (Miguel Azevedo) – Sala 2.3.34.

 

PROGRAMA DO CICLO DE PALESTRAS (Livro de resumos disponível aqui):

09h30: Apresentação. FCUL, CE3C, CESAM, SPEN

09h50: Andreia Albernaz Valente. Abelhas? Muito mais que mel.

10h05: Isabel Marques. O que nos podem dizer as redes de interações polinizadores-plantas sobre a qualidade dos ecossistemas?

10h20: Carla Rego. Projeto 2gether - À descoberta das interações entre insetos e plantas.

10h35: Ricardo Costa. Os polinizadores do massaroco (Echium candicans).

10h50: Carlos Figueiredo. Diversidade de Polinizadores em áreas vinícolas em produção biológica.

11h05-11h30: Coffee-break

11h30: Andreia Penado. O impacto do abandono agrícola sobre a comunidade de abelhas no Nordeste de Portugal.

11h45: Orianne Rollin. Effect of massively bee introduction.

12h00: Sofia Seabra. Ocorrência de hibridação entre abelhões comerciais e nativos – potenciais riscos e medidas de gestão.

12h15: Maria João Verdasca. Dinâmica da invasão da Vespa velutina na Europa.

12h30-13h15: Fórum de discussão

Other Articles

  • EU-funded LIFE projects influence in land use/land cover changes in insular ecosystems: the case-study of São Miguel island (Azores)

    Conference EU-funded LIFE projects influence in land use/land cover changes in insular ecosystems: the case-study of São Miguel island (Azores)

  • Arthropod co-occurrence networks indicate environmental differences between islands and signal introduced species in Azorean native forest remnants

    Conference Arthropod co-occurrence networks indicate environmental differences between islands and signal introduced species in Azorean native forest remnants

  • Seminário Final do Projeto LandUnderPressure

    Conference Seminário Final do Projeto LandUnderPressure

  • Ecosystem restoration in Iceland: The importance of primary succession

    Conference Ecosystem restoration in Iceland: The importance of primary succession

  • Insights into how water-table depth affects the vitality of a tropical dune forest

    Conference Insights into how water-table depth affects the vitality of a tropical dune forest