News

Exposição “Insetos em Ordem” chega a Santa Iria de Azóia


Photos Gallery

19/03/2019. Texto adaptado a partir da informação oficial disponibilizada pelo Município de Loures.

A exposição “Insetos em Ordem” é inaugurada a 20 de março no Centro de Educação Ambiental no Parque Urbano de Santa Iria de Azóia (PUSIA), em Loures, onde ficará patente ao público até 31 de agosto de 2020.

A exposição “Insetos em Ordem” propõe aos visitantes um jogo de pistas acessível a todas as idades, desafiando-os a serem biólogos por uma hora. Em vez de disponibilizar a informação científica de uma forma passiva, este novo conceito obriga os visitantes a passarem pela experiência individual da identificação dos animais.

À entrada, todos recebem um inseto verdadeiro, conservado em resina, e, para tomar a decisão do caminho a seguir na chave dicotómica desenhada no espaço, têm de observar as suas características morfológicas. No fim do caminho encontram a ordem a que pertence o inseto que escolheram.

A exposição “Insetos em Ordem” foi inicialmente desenvolvida numa parceria entre o cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, o TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal e o Museu Nacional de Historia Natural e da Ciência, como parte do programa de celebrações do Ano Internacional da Biodiversidade em 2010.

O interesse manifestado pelo público, professores e outros agentes da área da educação e sensibilização ambiental levou a que em 2012 fosse também criada uma versão “mini” desta exposição, itinerante, que desde então já percorreu quase todos os distritos do país. A mini-exposição “Insetos em Ordem” irá também inaugurar a 2 de abril no CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo.

Other Articles

  • Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

    Project Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

  • Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

    Project Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

  • Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

    Project Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

  • GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

    Project GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

  • Logo Projeto GRAVITY

    Project Que biodiversidade habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa?