News

NitroSmash: um jogo de telemóvel que alerta para a importância do equilíbrio do nitrogénio no ambiente


Photos Gallery

6/02/2019. Texto adaptado por Marta Daniela Santos do comunicado emitido pelo NitroPortugal.

Já está disponível para download gratuito no Google Play o jogo NitroSmash, para Android. Trata-se de um jogo educativo sobre o papel do nitrogénio no ambiente, desenvolvido no âmbito do projeto europeu NitroPortugal, do qual o cE3c-FCUL é parceiro.

O NitroSmash é um jogo educativo que tem como principal objetivo impedir que moléculas de amoníaco (NH3) e óxido nitroso (N2O) atinjam a atmosfera – quanto mais moléculas forem impedidas de ir para a atmosfera, melhor será a qualidade do ar. No jogo, para que isto não aconteça estas moléculas têm de ser esmagadas.

O amoníaco (NH3) é emitido para a atmosfera principalmente pelos sistemas agrícolas e pecuários, podendo dar origem à chuva ácida caso não seja eliminado. Por seu lado, o óxido nitroso (N2O) é um gás com efeito de estufa, 300 vezes mais potente que o dióxido de carbono. No jogo, para representar a poluição atmosférica o ar começa a ficar mais escuro.

O jogo NitroSmash foi criado no âmbito do projeto europeu NitroPortugal – Strengthening Portuguese research and innovation capacities in the field of excess reactive nitrogen, que durante três anos estudou o impacto real do azoto em Portugal: um elemento fundamental para a vida, mas cujas atividades do homem – como a agricultura intensiva com recurso a fertilizantes sintéticos e a queima de combustíveis fósseis – têm levado a um excesso de azoto no ambiente, com graves consequências para a biodiversidade e para a qualidade do ar, da água e dos solos.

O projeto europeu NitroPortugal é coordenado pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. A equipa inclui investigadores do polo de Ciências ULisboa do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais - cE3c, do Centro de Ecologia e Hidrologia de Edimburgo, do Reino Unido e da Universidade de Aarhus, da Dinamarca.

Other Articles

  • Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

    Project Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

  • Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

    Project Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

  • Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

    Project Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

  • GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

    Project GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

  • Logo Projeto GRAVITY

    Project Que biodiversidade habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa?