Encontros Scientia

Parque Nacional da Gorongosa: Uma Janela para a Eternidade

Parque Nacional da Gorongosa: Uma Janela para a Eternidade

Vasco Galante (Parque Nacional da Gorongosa, Moçambique)

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG), em Moçambique, é talvez a maior história de restauração da vida selvagem em África: em 2008 foi estabelecida uma Parceria Público-Privada de 20 anos para a gestão conjunta do PNG, entre o Governo de Moçambique e a Fundação Carr (Projecto de Restauração da Gorongosa), uma organização dos EUA sem fins lucrativos. Em 2018 esta PPP foi alargada para mais 25 anos.

Abordagens:

Ao adoptar um modelo de conservação do Séc. XXI, equilibrando as necessidades dos animais selvagens e as pessoas, estamos a proteger e a preservar esta bonita natureza selvagem, devolvendo-a ao seu lugar de direito como um dos maiores parques da África.

Estamos a alcançar a nossa missão ao trabalhar nestas quatro áreas principais: 

- Conservação: Ao proteger os belos animais e as paisagens da Gorongosa, estamos a garantir que as gerações futuras irão ter a oportunidade de conhecer e visitar este lugar especial.

- Comunidades: Ao prestar assistência aos camponeses, e ao implementar programas educacionais e cuidados de saúde, podemos melhorar o bem-estar das comunidades locais, ganhando assim o seu apoio.

- Ciência: Ao estudar como todas as partes da complexa teia de vida da Gorongosa se encaixam umas nas outras, podemos tomar decisões informadas sobre conservação e gestão.

- Turismo: Ao desenvolver o turismo, estamos a criar empregos para a população local e a gerar receitas sustentáveis para o Parque. Cada hóspede que visita a Gorongosa desempenha um papel vital neste extraordinário esforço de conservação.

 

Thursday, November 19, 2020, at 12h00-13h00 (Lisbon, Portugal time)

ONLINE, on our YouTube channel, herehttps://youtu.be/NwxGKg52t3A