News

Ganha quem chega primeiro? Não, e a coexistência é possível!

Na imagem: as duas espécies de ácaros-aranha (Fotografias de Mite Squad)

Ganha quem chega primeiro? Não, e a coexistência é possível!

Num estudo publicado na Ecology Letters, uma das revistas mundiais com mais impacto na área da Ecologia e da Evolução, a equipa internacional liderada por Inês Fragata, uma cientista do cE3c distinguida com uma bolsa do European Research Council (ERC), mostra que nem sempre chegar primeiro a determinado habitat implica que uma espécie domine o ambiente. A vantagem competitiva de uma espécie sobre outra, não depende apenas de características intrínsecas, mas também de fatores casuais, como “quem chega primeiro” a um habitat específico.

Utilizando duas espécies semelhantes de ácaros-aranha, a investigadora montou uma experiência em que duas gerações de ácaros se alimentaram da planta de tomate. A experiência real foi acompanhada de modelação em computador e os resultados sugerem que a ordem de chegada das espécies à planta é importante: mudanças na ordem de chegada podem produzir diversos resultados competitivos, desde a coexistência até à exclusão de uma ou de outra espécie. É urgente que os “ecologistas tenham em conta os múltiplos resultados que a contingência histórica pode produzir na coexistência de espécies”, explica Inês Fragata.

Este é o primeiro estudo empírico a demonstrar uma alteração marcante no resultado das interações competitivas entre espécies devido a mudanças na ordem de chegada a um ambiente, uma vez que sugere que essas alterações podem ser suficientes para a monopolização de um recurso, o que pode facilitar a coexistência entre espécies concorrentes.

Na realidade, o que é que aconteceu?

Quando a espécie que seria considerada o competidor “inferior” chega primeiro, coloniza o estrato alimentar preferido da sua “adversária”. Esta pequena vantagem permite-lhe, no entanto, estabelecer um equilíbrio em termos de “ocupação dos recursos”. Quando a segunda espécie – o competidor considerado “superior” – chega à planta, as alterações já induzidas aproximam a competitividade das duas espécies. Este artigo demonstra que se o “competidor” considerado inferior for o primeiro a chegar, isso poderá facilitar a coexistência com competidores mais fortes. No fundo, é como se um ladrão com pouca experiência assaltasse uma casa antes de chegar um ladrão mais eficiente: no final, ambos acabam por beneficiar igualmente do roubo, porque o menos experiente chegou ao cofre primeiro.

O estudo aponta para a potencial neutralização da espécie dominante, mostrando que a “ordem de chegada das espécies e o contexto espacial das interações competitivas podem determinar conjuntamente se as espécies podem coexistir”, sublinha Sara Magalhães.

A equipa internacional inclui, além de Inês Fragata, Sara Magalhães e Mariya Kozak do cE3c e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Raul Costa-Pereira da Universidade Estadual de Campinas, no Brasil, Agnieszka Majer, da Adam Mickiewicz University, na Polónia e Oscar Godoy do Instituto Universitario de Investigación Marina, em Espanha.

Ref. Artigo: Fragata, I., Costa‐Pereira, R., Kozak, M., Majer, A., Godoy, O., & Magalhães, S. (2022). Specific sequence of arrival promotes coexistence via spatial niche pre‐emption by the weak competitor. Ecology Letters. https://doi.org/10.1111/ele.14021

Other Articles

  • Apreensão de cerca de 1000 aranhas tarântulas de diferentes espécies no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, Brasil, em 2009. Transportadas ilegalmente por um dono de uma loja de animais britânica, as aranhas est

    Press releases Portugal na frente de combate ao comércio ilegal de espécies na União Europeia

  • Ecossistema marinho

    Press releases Investigadores preveem quais serão os principais impactos na biodiversidade oceânica, na próxima década

  • Goby

    Press releases Ruído de barcos afeta reprodução e o desenvolvimento de peixes

  • Mancha florestal Açores

    Press releases Novo estudo avalia os serviços ecossistémicos atualmente associados às áreas florestais dos Açores

  • Capa Science

    Press releases Estudo colaborativo, sem precedentes, na área da biologia evolutiva e ecologia urbana, mostra como a biodiversidade se está a adaptar aos ambientes urbanos