Conservação em Ambientes Antrópicos: Desafios e Oportunidades para Carnívoros Semiaquáticos


Photos Gallery

Conservação em Ambientes Antrópicos: Desafios e Oportunidades para Carnívoros Semiaquáticos

Esgotado!
  • Lecturer(s) or Responsible(s): Nuno Pedroso
  • Department Responsible:
  • Data: November 4th, 2017 to November 5th, 2017
  • Deadline for Applications: October 7th, 2017
  • Duration: 15h
  • Schedule: Sábado, 9.30h–13.00h e das 14.00h–18.00h, Domingo (saída de campo), 9.30h-17h.
  • Nº (min, max) Students: 10, 18
  • Location: Sábado - Sala 8.2.17 (Edifício C8), Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Domingo, Companhia das Lezírias e Estuário do Tejo.

Objectives

Compreender como os valores naturais persistem em paisagens antrópicas – paisagens humanizadas - é essencial para garantir a sustentabilidade da biodiversidade. Tendo como foco os ambientes aquáticos e os mamíferos ribeirinhos numa abordagem teórica e prática através da saída de campo, este curso tem como objetivo dar a conhecer os desafios e oportunidades que surgem para a fauna em locais com influência humana. Os casos de estudo serão a lontra euroasiática e neotropical em Portugal e no Brasil.

IDIOMA: Português.

NOTA: Os participantes devem trazer viatura própria e alimentação para a deslocação ao campo.

Directed to: Alunos de licenciatura (e mestrado) de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

General Plan

Os ambientes aquáticos são dos mais sensíveis às alterações induzidas pelo Homem. Os mamíferos ribeirinhos são modelos adequados para avaliar a persistência da fauna uma vez que estão sujeitos a múltiplas influências antrópicas: ecológicas e ambientais. Na componente teórica serão abordadas questões prioritárias de pesquisa e conservação, bem como preocupações emergentes a nível global, usando como modelos a lontra euroasiática e neotropical e em ambientes antrópicos em Portugal e no estado de São Paulo, Brasil. Na componente prática (saída de campo) serão percorridas áreas de ocorrência de lontra em ambientes alterados pelo homem (áreas agrícolas com reservatórios de pequeno e grande dimensão – Companhia das Lezírias; rodovias – N118; estuários com influencia humana – Estuário do Tejo), por forma a verificar in loco parte dos trabalhos referidos na parte teórica.


Funding


Partners


Fee

25€ (inclui formação, saída de campo, coffee-breaks e certificado de participação).

Nota: informamos que não haverá lugar à devolução do valor de inscrição no curso em caso de desistência ou não comparência dos participantes, devido à existência de encargos administrativos.


How to apply

Os alunos interessados devem preencher o formulário de pré-inscrição disponível aqui. Após o preenchimento do formulário serão dadas as instruções necessárias para confirmar a inscrição.

Caso não sejas aluno de Biologia ou de um dos mestrados listados no formulário, ficarás automaticamente em lista de espera. Se restarem vagas no final do período de inscrições do curso pretendido, receberás um e-mail com as informações necessárias para completar a inscrição.