Training


Photos Gallery

BACK

Delineamento Experimental

Inscrições encerradas
  • Lecturer(s) or Responsible(s): Leonor R. Rodrigues & Diogo P. Godinho
  • Department Responsible:
  • Data: October 21st, 2017
  • Deadline for Applications: September 30th, 2017
  • Duration: 8h
  • Schedule: 9h00-13h00 e 14h00-18h00
  • Nº (min, max) Students: 8, 20
  • Location: Sala 8.2.15 (Edifício C8), Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Objectives

Um mau design experimental pode impedir a interpretação dos dados obtidos e determinar o insucesso de um projeto de investigação. O objetivo deste curso, aplicado à área da Biologia, é munir os participantes de ferramentas necessárias ao delineamento auto-suficiente de uma experiência, um conhecimento essencial para quem pretende fazer investigação.

IDIOMA: Português.

NOTA: Os participantes devem trazer consigo um computador portátil.

Directed to: Alunos de licenciatura (e mestrado) de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

General Plan

Ao longo do dia, os participantes aprenderão a identificar os fatores principais a controlar e manipular de modo a obter dados analisáveis. Exploraremos exemplos de bons e maus designs experimentais. Numa segunda fase, haverá tempo para aplicar as competências adquiridas. Todo começará com uma pergunta científica à qual queremos responder. No fim do dia, espera-se que os participantes saibam planear corretamente, um conjunto de experiências que permitam responder a esta pergunta. Os exemplos explorados pertencerão às áreas da ecologia e biologia evolutiva. No entanto, os conhecimentos adquiridos podem ser generalizáveis às mais diversas áreas da Biologia. 


Funding


Partners


Fee

10€ (inclui formação, coffee-breaks e certificado de participação).

Nota: informamos que não haverá lugar à devolução do valor de inscrição no curso em caso de desistência ou não comparência dos participantes, devido à existência de encargos administrativos.


Contacts for Inscription

Os alunos interessados devem preencher o formulário de pré-inscrição disponível aqui. Após o preenchimento do formulário serão dadas as instruções necessárias para confirmar a inscrição.

Caso não sejas aluno de Biologia ou de um dos mestrados listados no formulário, ficarás automaticamente em lista de espera. Se restarem vagas no final do período de inscrições do curso pretendido, receberás um e-mail com as informações necessárias para completar a inscrição.