Atas do II Encontro Internacional de Jovens Investigadores: JOIN 2017

  • Proceedings of Symposia
  • Dec, 2018

Lima, J.Á., Gonzàlez, P.F., Batista, M.G., Soares, A.O., Sousa, Á. & Silva, O. (2018) Atas do II Encontro Internacional de Jovens Investigadores - JOIN 2017. Ponta Delgada: Universidade dos Açores. ISBN:978-989-8870-11-7.

Summary:

Neste volume estão integrados os textos completos de uma boa parte das comunicações apresentadas pelos estudantes no Encontro, testemunhando a sua capacidade de produção de conhecimento e de mobilização de procedimentos científicos nas suas atividades de aprendizagem, devidamente supervisionadas pelos respetivos docentes, que atuaram enquanto facilitadores e responsáveis científicos pelo processo e os ajudaram, muitas vezes, a dar forma aos textos finais. Estes últimos foram preparados, sobretudo, em três áreas científicas principais. A área científica que apresentou um maior volume de trabalhos finais escritos foi a da Psicologia. Nesta, as temáticas específicas abordadas foram bastante diversificadas, integrando tópicos como, por exemplo, a qualidade de vida e os comportamentos de saúde da população, a relação entre a propensão para o tédio e a alexitimia em adolescentes, os programas ativos focalizados na experiência do envelhecimento, a saúde mental, o burnout, a satisfação profissional e o bem-estar subjetivo, o perfecionismo, as estratégias de memória, a perceção de risco e aspetos relevantes ligados às temáticas da homoafetividade e da homoparentalidade. Uma segunda área científica com forte presença no JOIN 2017, ao nível das comunicações e da produção de textos finais, foi a da Educação, na qual foram abordados temas como a ludicidade na aprendizagem, a utilização dos jogos e dos materiais manipuláveis estruturados na promoção do sucesso educativo, a aprendizagem cooperativa, a excelência académica e o estilo de vida dos estudantes universitários, entre outros. Por fim, uma terceira área em destaque foi a dos estudos mais ligados à Economia e à Gestão. Neste âmbito, foram produzidos textos sobre aspetos como a qualidade dos serviços públicos, a avaliação de desempenho, a satisfação laboral, as motivações para a participação em eventos e a avaliação do impacto e satisfação dos participantes com os mesmos.


https://repositorio.uac.pt/handle/10400.3/4705

Team

  • Atas do II Encontro Internacional de Jovens Investigadores: JOIN 2017 António Onofre Costa Miranda Soares Island Coccinellidae Evolutionary Ecology