Encontros Scientia

Aplicação de câmaras de foto-armadilhagem para detectar, monitorizar e avaliar o impacto dos mamíferos introduzidos em ilhas oceânicas

VIA VIDEOCONFERÊNCIA

Aplicação de câmaras de foto-armadilhagem para detectar, monitorizar e avaliar o impacto dos mamíferos introduzidos em ilhas oceânicas

Lucas Lamelas López

cE3c /GBA, Universidade dos Açores, Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente

As invasões biológicas são consideradas uma das maiores ameaças para a biodiversidade a nível global, e é particularmente problemático nas ilhas oceânicas. Os mamíferos introduzidos, especialmente os predadores, foram responsáveis por numerosas extinções de espécies nativas insulares. No entanto, eles não só afetam a biodiversidade nativa, mas também podem causar danos em culturas, depósitos de alimentos ou até representar potenciais ameaças para a saúde pública (por exemplo, os roedores).

São necessárias ferramentas e técnicas eficientes para obter informações sobre os padrões populacionais e ecológicos das espécies introduzidas, assim como para avaliar os seus impactos nos ecossistemas insulares. As câmaras de foto-armadilhagem são um método eficiente e não invasivo, amplamente utilizado para o estudo de fauna, particularmente no contexto das invasões biológicas. Apesar de as câmaras requererem um investimento inicial substancial, esse custo é compensado pelo reduzido esforço para realizar uma amostragem eficiente.

Na apresentação serão descritas diferentes aplicações das câmaras de foto-armadilhagem, avaliando a eficiência desta técnica de amostragem para detetar, monitorizar e avaliar os impactos das espécies introduzidas no arquipélago dos Açores.

Thursday, February 21, 2019

FCUL (Building C2), 12h00-13h00, room 2.3.13