News

O cE3c nas celebrações do Dia Internacional do Microrganismo, a 17 de setembro

27/08/2018. Texto de Marta Daniela Santos.

O cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (FCUL) é uma das instituições que irá marcar presença na celebração do Dia Internacional do Microrganismo, a 17 de setembro. As atividades estarão centradas no Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa, a par com diversas atividades organizadas ao longo do país e pela Europa.

Vários investigadores do cE3c estão envolvidos na organização e vão estar presentes em diversas atividades que celebram o Dia Internacional do Microrganismo, a 17 de setembro.

O arranque das atividades está previsto para as 9h30, no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, em que à Sessão de Abertura se seguem diversas apresentações por especialistas nesta área – programa disponível aqui. Em paralelo decorre uma exibição temática e interativa, no átrio interior do Pavilhão Central, em que o cE3c estará representado com várias atividades.

A celebração desta data estende-se por várias localidades um pouco por todo o país. Em Ponte de Sôr, o cE3c integra a atividade “Cientistas vão à Escola”: Teresa Dias e Margarida Santana (PSE), do grupo “Plant-Soil Ecology - PSE” do cE3c, serão duas das cientistas a sensibilizar os alunos dos 11º e 12º anos para “falar do, pensar sobre, e ver o invisível”.

Em Portugal, as atividades do Dia Internacional do Microrganismo são organizadas pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia, em colaboração com a Ordem dos Biólogos, a Agência Ciência Viva, a Sociedade Portuguesa de Ecologia e com o alto patrocínio da Comissão Nacional da UNESCO-Portugal.

Esta data tem como objetivo divulgar e promover a microbiologia como área de atividade profissional e consciencializar os jovens e a sociedade em geral para o papel essencial que uma multidão invisível de seres vivos muito diversos desempenha na nossa saúde, ambiente e qualidade de vida, bem como para as suas potencialidades biotecnológicas.

Foi escolhido o dia 17 de setembro por ter sido nesta data, em 1683, que o cientista holandês Anton van Leeuwenhoek enviou uma carta à Royal Society de London descrevendo pela primeira vez um microrganismo, lançando a base para a microbiologia.

Recorde-se que a proposta de criação desta efeméride tem raízes no cE3c: como noticiámos em 2017, data em que foi pela primeira vez assinalado o Dia Internacional do Microrganismo, a criação desta efeméride surgiu de uma ideia das investigadoras Cristina Cruz e Maria Amélia Martins-Loução (PSE-cE3c).

Mais informações sobre o programa de atividades que irá assinalar em Portugal o Dia Internacional do Microrganismo em 2018 disponíveis aqui.

Other Articles

  • cE3c é Parceiro Institucional do 15º Congresso da Federação Europeia de Ecologia, que chega a Lisboa em 2019

    Conference cE3c é Parceiro Institucional do 15º Congresso da Federação Europeia de Ecologia, que chega a Lisboa em 2019

  • Lisboa recebe conferência europeia sobre adaptação às alterações climáticas em 2019 – cE3c faz parte da organização

    Conference Lisboa recebe conferência europeia sobre adaptação às alterações climáticas em 2019 – cE3c faz parte da organização

  • cE3c Conference | Ian Baldwin | October 29, 2018

    Conference cE3c Conference | Ian Baldwin | October 29, 2018

  • Investigadores do cE3c são oradores convidados de Ciclo de Conferências no âmbito da exposição “À descoberta de uma nova espécie”

    Conference Investigadores do cE3c são oradores convidados de Ciclo de Conferências no âmbito da exposição “À descoberta de uma nova espécie”

  • cE3c Conference | Anna Sapfo | October 26, 2018

    Conference cE3c Conference | Anna Sapfo Malaspinas | October 26, 2018