News

O cE3c nas celebrações do Dia Internacional do Microrganismo, a 17 de setembro

27/08/2018. Texto de Marta Daniela Santos.

O cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (FCUL) é uma das instituições que irá marcar presença na celebração do Dia Internacional do Microrganismo, a 17 de setembro. As atividades estarão centradas no Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa, a par com diversas atividades organizadas ao longo do país e pela Europa.

Vários investigadores do cE3c estão envolvidos na organização e vão estar presentes em diversas atividades que celebram o Dia Internacional do Microrganismo, a 17 de setembro.

O arranque das atividades está previsto para as 9h30, no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, em que à Sessão de Abertura se seguem diversas apresentações por especialistas nesta área – programa disponível aqui. Em paralelo decorre uma exibição temática e interativa, no átrio interior do Pavilhão Central, em que o cE3c estará representado com várias atividades.

A celebração desta data estende-se por várias localidades um pouco por todo o país. Em Ponte de Sôr, o cE3c integra a atividade “Cientistas vão à Escola”: Teresa Dias e Margarida Santana (PSE), do grupo “Plant-Soil Ecology - PSE” do cE3c, serão duas das cientistas a sensibilizar os alunos dos 11º e 12º anos para “falar do, pensar sobre, e ver o invisível”.

Em Portugal, as atividades do Dia Internacional do Microrganismo são organizadas pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia, em colaboração com a Ordem dos Biólogos, a Agência Ciência Viva, a Sociedade Portuguesa de Ecologia e com o alto patrocínio da Comissão Nacional da UNESCO-Portugal.

Esta data tem como objetivo divulgar e promover a microbiologia como área de atividade profissional e consciencializar os jovens e a sociedade em geral para o papel essencial que uma multidão invisível de seres vivos muito diversos desempenha na nossa saúde, ambiente e qualidade de vida, bem como para as suas potencialidades biotecnológicas.

Foi escolhido o dia 17 de setembro por ter sido nesta data, em 1683, que o cientista holandês Anton van Leeuwenhoek enviou uma carta à Royal Society de London descrevendo pela primeira vez um microrganismo, lançando a base para a microbiologia.

Recorde-se que a proposta de criação desta efeméride tem raízes no cE3c: como noticiámos em 2017, data em que foi pela primeira vez assinalado o Dia Internacional do Microrganismo, a criação desta efeméride surgiu de uma ideia das investigadoras Cristina Cruz e Maria Amélia Martins-Loução (PSE-cE3c).

Mais informações sobre o programa de atividades que irá assinalar em Portugal o Dia Internacional do Microrganismo em 2018 disponíveis aqui.

Other Articles

  • 9ª Jornada Teórico-Prática em Voláteis e Óleós Essenciais

    Conference 9ª Jornada Teórico-Prática em Voláteis e Óleos Essenciais

  • Implementing an integrated system to enhance genomic surveillance of emerging and reemerging viral threats in South America

    Conference Implementing an integrated system to enhance genomic surveillance of emerging and reemerging viral threats in South America

  • The evolution of developmental biases explains 80 million years of divergent phenotypic rates

    Conference The evolution of developmental biases explains 80 million years of divergent phenotypic rates

  • Genomic dynamics and evolution of bacteria and microbial communities

    Conference Genomic dynamics and evolution of bacteria and microbial communities

  • Soil thermophilic as plant growth promoting rhizobacteria

    Conference Soil thermophilic as plant growth promoting rhizobacteria