News

Frontiers in E3: um balanço da edição de 2018 do Encontro Anual do cE3c


Photos Gallery

17/07/2018. Texto de Marta Daniela Santos. Fotografias de Rúben Sousa de Oliveira.

Foram mais de 150 os investigadores do cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais que se reuniram nos dias 9 e 10 de julho no Frontiers in E3 – a edição de 2018 do Encontro Anual do cE3c – que se realizou na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Esta edição contou também com três Conferências Plenárias, abertas ao público, por oradores convidados de renome.

3 Conferências Plenárias. 32 Comunicações Orais. 45 Posters. Mais de 150 participantes. Este é um breve resumo da edição de 2018 do Encontro Anual do cE3c, mas estes dois dias foram muito além dos números, constituindo um momento de discussão de novos projetos e reflexão sobre o futuro que já é habitual entre os investigadores do centro.

A quarta edição do Frontiers in E3 – Encontro Anual do cE3c-FCUL realizou-se no Edifício C8 da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Foram três os oradores convidados, cujas Conferências Plenárias foram abertas ao público:

- Raúl Bonal (Universidade de Extremadura, Espanha), com a apresentação Understanding oak-animal ecological interactions for implementing biological pest management in dehesas/montados: new technological applications,

- Isabel Gordo (IGC - Instituto Gulbenkian de Ciência), com a apresentação Epistasis and the Fate Resistant Bacteria Across Environments, e

- Nuno Lacasta (APA – Agência Portuguesa do Ambiente), com a apresentação Climate Change Policy in Portugal.

(Os resumos das Conferências Plenárias encontram-se disponíveis aqui)

Os dois dias foram preenchidos com comunicações orais – as Short Talks (com um máximo de 15min) e as Flash Talks (de 5 min)– e sessões de posters, com destaque para sessão Posters & Wine, que encerrou o primeiro dia e que foi possível graças ao apoio da Herdade do Esporão e também do investigador Luís Catarino, do grupo “Environmental Stress & Functional Ecology - ESFE” do cE3c, que apoiou a sessão com garrafas de vinho de produção própria.

Como é já usual nos Encontros Anuais do centro foram anunciadas as seguintes distinções, que pretendem assinalar o mérito do trabalho realizado durante o último ano por investigadores de pós-doutoramento e estudantes de doutoramento respetivamente:

- PostDoc Merit Award 2018: atribuído a Gustavo Martins, investigador do grupo “Island Biodiversity, Biogeography & Conservation - IBBC” (cE3c) (prémio recebido por Paulo Borges, coordenador do grupo IBBC-cE3c);

- PhD Merit Award 2018: atribuído a Alice Nunes, investigadora do grupo “eChanges – Ecology of Environmental Change” (cE3c).

O Best Poster Award foi atribuído em ex-aequo a:

- Teresa Santos, estudante de doutoramento no grupo “EG – Evolutionary Genetics”, com o poster Assessing the genetic status of a Savannah elephant (Loxodonta africana) population in the Greater Kruger Biosphere, South Africa, e

- Fernando Madeira, estudante de doutoramento no grupo “Conservation in Socio-Ecological Ecosystems – CSEE” do cE3c, com o poster Nesting birds as heat providers? Peculiar thermorregulation behaviour in Madeiran wall lizards (Teira dugesii selvagensis).

Nesta edição do Encontro Anual inauguramos também um novo prémio, o Best Flash Talk Award, atribuído a:

- Martina Panisi, estudante de doutoramento do grupo “Tropical and Mediterranean Biodiversity – TMB” do cE3c, com a apresentação Is the invasive West African giant snail Archachatina marginatadisplacing the Gulf of Guinea endemic Archachatina bicarinata?

Esta quarta edição do Encontro Anual do cE3c marca o regresso deste evento à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, após a edição de 2017 ter sido realizada na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada (Ilha de São Miguel). No futuro pretende-se que o Encontro Anual do centro continue a ser periodicamente realizado nos Açores.

Uma seleção de fotografias do evento está disponível aqui. Consulte também a fotorreportagem disponível aqui.

Other Articles

  • cE3c Conference | Ian Baldwin | October 29, 2018

    Conference cE3c Conference | Ian Baldwin | October 29, 2018

  • Investigadores do cE3c são oradores convidados de Ciclo de Conferências no âmbito da exposição “À descoberta de uma nova espécie”

    Conference Investigadores do cE3c são oradores convidados de Ciclo de Conferências no âmbito da exposição “À descoberta de uma nova espécie”

  • cE3c Conference | Anna Sapfo | October 26, 2018

    Conference cE3c Conference | Anna Sapfo | October 26, 2018

  • 2º Colóquio sobre a Flora e a Fauna dos Montados | 8-9 novembro 2018, Grândola

    Conference 2º Colóquio sobre a Flora e a Fauna dos Montados | 8-9 novembro 2018, Grândola

  • Workshop “The impact of natural and anthropogenic pollution on ecosystems and human health: which indicators should we use?” | 17 setembro, 17h-17h30 (Ponta Delgada, Açores)

    Conference Workshop “The impact of natural and anthropogenic pollution on ecosystems and human health: which indicators should we use?” | 17 setembro, 14h-17h30