News


Photos Gallery

ALL NEWS

cE3c propõe dois projetos ao Orçamento Participativo Portugal

29/06/2018. Texto de Marta Daniela Santos.

Dois dos projetos a votação no Orçamento Participativo Portugal são propostos por investigadores do cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

São vários os investigadores do cE3c envolvidos nos dois projetos a votação no Orçamento Participativo Portugal, que promovem o explorar da biodiversidade urbana nos ensinos básico e secundário (no projeto #477) e o desenvolvimento de um sistema nacional de observação e monitorização de atropelamentos de animais silvestres em estradas nacionais e municipais num projeto de ciência cidadã (no projeto #479).

As votações nos projetos a concurso no Orçamento Participativo Portugal tiveram início a 11 de junho e decorrem até 30 de setembro 2018. Qualquer cidadão nacional com idade igual ou superior a 18 anos pode votar, selecionando o projeto da sua preferência no site do Orçamento Participativo Portugal. Em outubro de 2018 serão anunciados os projetos vencedores.

 

#477: Cientistas de Hoje e Amanhã: Explorar a Biodiversidade Urbana no Pátio das Escolas

Para obter mais informações e votar: https://opp.gov.pt/proj/477

Mais informações também na página Facebook https://www.facebook.com/CientistasHojeAmanha/

 

Esta proposta pretende desenvolver um projeto científico e educacional para estudar a biodiversidade urbana, usando os espaços verdes no pátio das escolas como locais de monitorização e investigação ecológica de longo-prazo. Direcionado para os ensinos básico e secundário, este projeto pretende promover o conhecimento na área das ciências, demonstrando a importância dos indicadores ecológicos para a compreensão da qualidade ambiental e dos fatores promotores de alterações ambientais e da participação de estudantes e professores enquanto agentes de monitorização.

Trata-se de um projeto de âmbito regional, a aplicar na Área Metropolitana de Lisboa – nos municípios de Lisboa, Oeiras e Almada – com um prazo previsto de 24 meses e um orçamento previsto de 50 000€.

Investigadores responsáveis: Raquel Mendes, Ana Catarina Luz, Cristiana Aleixo, Cristina Branquinho, Inês Teixeira do Rosário, Margarida Santos-Reis, Otília Correia, Patrícia Tiago (Presidente da Direção do Biodiversity4All; desenvolveu o seu doutoramento no cE3c), Paula Gonçalves e Pedro Pinho.

 

#479: Cidadãos Cientistas: Contribuição para um Sistema de Monitorização de Atropelamentos de Animais Silvestres em Portugal

Para obter mais informações e votarhttps://opp.gov.pt/proj/479

 

Através desta proposta pretende-se desenvolver um sistema nacional de observação e monitorização de atropelamentos de animais silvestres, em estradas nacionais e municipais, assente num projeto de ciência cidadã.

Qualquer cidadão poderá dar o seu contributo para este projeto – deslocando-se quer de carro, a pé ou de bicicleta –, sendo a participação gratuita, simples e rápida. Os dados obtidos, e a maior abrangência do território, permitirão compreender melhor o impacto das estradas na fauna, e definir e propôr às entidades competentes medidas de mitigação que possam reduzir os atropelamentos.

Trata-se de um projeto de âmbito nacional, previsto para 24 meses, e com um orçamento estipulado de 39 714€.

Investigadores responsáveis: Raquel Mendes, Inês Teixeira do Rosário, Margarida Santos-Reis e Patrícia Tiago (Presidente da Direção do Biodiversity4All; desenvolveu o seu doutoramento no cE3c).

 

O Orçamento Participativo Portugal é, tal como se pode ler na página, “um processo democrático deliberativo, direto e universal, através do qual as pessoas apresentam propostas de investimento e que escolhem, através do voto, quais os projetos que devem ser implementados em diferentes áreas de governação”. Esta votação permite aos cidadãos decidir como investir 5 milhões de euros, nos projetos a concurso.

Other Articles

  • The final cries of the unheard Moroccan cicadas: Gonçalo Costa, researcher at cE3c, awarded with National Geographic Early Career Grant

    Project In interview: Gonçalo Costa, researcher at cE3c, awarded with National Geographic Early Career Grant

  • Learning with the Forest Giants (snails) - a story to be told: Martina Panisi, PhD student at cE3c, awarded with National Geographic Early Career Grant

    Project In interview: Martina Panisi, PhD student at cE3c, awarded with National Geographic Early Career Grant

  • Carnívoros, búzios e cigarras em África: Três estudantes do cE3c distinguidos com bolsas da National Geographic

    Project Carnívoros, búzios e cigarras em África: Três estudantes do cE3c distinguidos com bolsas da National Geographic

  • Structuring of South African carnivore assemblages across human-induced landscape gradients

    Project In interview: Gonçalo Curveira-Santos, PhD student at cE3c, awarded with National Geographic Early Career Grant

  • Carnivores, snails and cicadas in Africa: National Geographic funds research on Biodiversity and Conservation by early-career students

    Project Carnivores, snails and cicadas in Africa: National Geographic funds research on Biodiversity and Conservation by early-career students