News

Mini-exposição “Insetos em Ordem” chega à Biblioteca de Marvila, em Lisboa

2/04/2018. Texto de Marta Daniela Santos.

A mini-exposição “Insetos em Ordem” vai estar em exibição na Biblioteca de Marvila, Lisboa, entre 3 e 30 de abril, com entrada livre. A exposição é produzida pelo cE3c, pelo Tagis – Centro de Conservação de Borboletas de Portugal e pelo MUHNAC – Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

O que são insetos? Como se identificam? Estas são algumas das várias questões a que é possível responder ao visitar a mini-exposição “Insetos em Ordem”, que agora chega à Biblioteca de Marvila, em Lisboa.

A exposição mantém o seu caráter dinâmico e interativo, construindo no espaço expositivo um conceito de labirinto e jogo de pistas. À chegada os visitantes recebem um inseto verdadeiro, conservado em resina, e passam pela experiência individual de identificação da Ordem a que o animal pertence: borboleta, besouro, gafanhoto... No espaço da exposição está desenhada uma chave dicotómica de caminhos coloridos; ao longo do percurso – que será diferente para cada visitante, dependendo do inseto que escolheu e da observação das suas características morfológicas – os visitantes ficam a conhecer mais detalhes sobre as características, diversidade, biologia e ecologia dos insetos.

A exposição “Insetos em Ordem” foi inicialmente desenvolvida pelo cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (FCUL) e pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) como parte do programa de celebrações do Ano Internacional da Biodiversidade em 2010. O formato “mini” resulta da sucessiva adaptação da exposição aos diversos espaços que já percorreu um pouco por todo o país.

A entrada é livre, de acordo com o horário da Biblioteca de Marvila, disponível aqui. Para mais informações sobre a exposição, contactar Patrícia Garcia-Pereira.

Other Articles

  • Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

    Project Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

  • Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

    Project Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

  • Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

    Project Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

  • GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

    Project GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

  • Logo Projeto GRAVITY

    Project Que biodiversidade habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa?