News

A concurso: Bolsa de Investigação para Doutorado (1 vaga) para o cE3c

Na FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação (BI) para doutorado, no âmbito do projeto de I&D “Interações ameaçadas exclusivas de um 'hotspot' de biodiversidade”, “PTDC/BIA-BIC/1013/2014”, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) no âmbito do Programa em Todos os Domínios Científicos, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Ecologia

2. Requisitos de admissão: Doutoramento na área da Ecologia ou afins e com conhecimentos sólidos nas temáticas da biodiversidade e conservação da natureza, interações planta-animal e análise estatística de dados ecológicos e de biodiversidade. Os candidatos deverão ter capacidade de autonomia e disponibilidade para apoiar os trabalhos de campo e de laboratório.

3. Fatores preferenciais: Serão valorizados os conhecimentos nas áreas da botânica, entomologia e ecologia das interações ecológicas e invasões biológicas, bem como a experiência em trabalhos de campo, laboratoriais e e na análise estatística de dados nas áreas da biodiversidade e ecologia. Serão ainda consideradas as ações de formação complementar na área científica em que se insere o projeto.

4. Plano de trabalhos: 1) Recolha de dados de biodiversidade, comportamentais e ecológicos no campo e em laboratório; 2) Análise estatística de dados aplicando diversas técnicas; 3) Elaboração de trabalhos científicos e apoio na divulgação de resultados.

5. Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto- Lei nº 233/2012, de 29 de outubro, pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho, Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., em vigor https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf) e do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da FCiências.ID aprovado em 23 de fevereiro de 2017.

6. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), sob a orientação científica do Doutor Mário Boieiro.

7. Duração da(s) bolsa(s): A bolsa tem início previsto em maio de 2018. O contrato com a duração inicial de 6 meses, pode ser renovado por mais 6 meses, de acordo com o estipulado no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

8. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 1495, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). Os Bolseiros usufruirão de um seguro de acidentes pessoais e, caso não se encontrem abrangidos por qualquer regime de proteção social, podem assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos previstos do Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social. O valor da bolsa será pago mensalmente por transferência bancária.

9. Métodos de seleção e respetiva valoração: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: É considerado como critério obrigatório a posse de doutoramento na área da Ecologia ou afins. Os métodos de seleção são os seguintes:

- Avaliação curricular do candidato (até 10 valores): baseada nos certificados de graus académicos, nas atividades de formação complementar e na lista de publicações e comunicações realizadas na área científica do projeto.

- Experiência profissional do candidato (até 10 valores): baseada na avaliação dos conhecimentos em trabalhos de campo e laboratoriais relacionados com a área científica em que se insere o projeto, na experiência em análise estatística de dados de biodiversidade e ecológicos, na participação em projetos de investigação científica e na organização/participação em outras atividades relevantes para o contexto do plano de trabalhos da bolsa a concurso.

- Se necessário, numa fase posterior será ainda efetuada uma entrevista com carácter decisivo (até 20 valores) aos 3 candidatos melhor classificados.

10. Composição do Júri de Seleção: Doutor Mário Boieiro (Presidente) Doutora Carla Rego (vogal) Professor Artur Raposo Moniz Serrano (vogal) Professor Rui Miguel Rebelo (Suplente)

11. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista por nota final obtida, afixada no átrio da FCiências.ID sito na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C 1 – 3.º Piso, Campo Grande, 1749-016 Lisboa, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

12. Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 6 a 19 de abril de 2018.

13. Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas podem ser formalizadas, através de correio eletrónico para a morada do coordenador do projeto - mboieiro@fc.ul.pt acompanhadas dos seguintes documentos:

- Curriculum Vitae detalhado, datado e assinado;

- Cópia dos certificados de habilitações;

- Cópia de comprovativos de formação complementar.

– Carta de motivação;

- Outros elementos que julguem pertinentes para a apreciação da candidatura.

Other Articles

  • Concurso Internacional de recrutamento de um Investigador Doutorado / International Selection Procedure – PhD Scientific Researcher Recruitment

    New Positions Concurso Internacional de recrutamento de um Investigador Doutorado / International Selection Procedure – PhD Scientific Researcher Recruitment

  • A concurso: Uma Bolsa de Investigação para Mestre / Open Call: One Research Fellowship for Master Degree

    New Positions A concurso: Uma Bolsa de Investigação para Mestre / Open Call: One Research Fellowship for Master Degree

  • Bolsa de Investigação de curta duração para Licenciados/Mestres: Identificação de briófitos nos Açores

    New Positions Bolsa de Investigação de curta duração para Licenciados / Mestres: Identificação de briófitos nos Açores

  • Open Call: One Research Fellowship for Master Degree

    New Positions Open Call: One Research Fellowship for Master Degree

  • Open Call: One Postdoctoral Fellowship in Biodiversity for cE3c (Azores)

    New Positions Open Call: One Postdoctoral Fellowship in Biodiversity for cE3c (Azores)