News

A concurso: Bolsa de Técnico de Investigação para Licenciado (1 vaga) para o cE3c

Na FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Técnico de Investigação (BTI) para Licenciado, no âmbito do projeto de I&D “Interacções ameaçadas exclusivas de um 'hotspot' de biodiversidade”, “PTDC/BIA-BIC/1013/2014”, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) no âmbito do Programa em Todos os Domínios Científicos, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Ecologia

2. Requisitos de admissão: Licenciatura na área das Ciências Biológicas e com conhecimentos no domínio da ecologia. Experiência em trabalhos de campo, laboratoriais e na análise de dados. Os candidatos deverão ter capacidade de autonomia e disponibilidade para apoiar os trabalhos de campo, que terão lugar nos arquipélagos da Madeira e dos Açores e em áreas selecionadas de Portugal Continental.

3. Fatores preferenciais: Conhecimentos no domínio da biodiversidade, conservação da natureza, ecologia das interações bióticas ou invasões biológicas. Serão valorizados os conhecimentos nas áreas da botânica, ecologia e entomologia, bem como a experiência em trabalhos de campo, laboratoriais e na análise estatística de dados nas áreas da biodiversidade e ecologia.

4. Plano de trabalhos: 1) Realização de trabalhos de campo para estudo das interações entre animais e plantas, registando dados comportamentais e ecológicos; 2) Estudo laboratorial das amostras, nomeadamente a identificação taxonómica e funcional dos exemplares; 3) Carregamento da informação recolhida em base de dados; 4) Apoio no processo de análise de dados, na redação de manuscritos e na divulgação de resultados.

5. Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto- Lei nº 233/2012, de 29 de outubro, pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho, Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf) e do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da FCiências.ID aprovado em 23 de fevereiro de 2017.

6. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), sob a orientação científica do Doutor Mário Boieiro.

7. Duração da(s) bolsa(s): A bolsa tem início previsto em maio de 2018. O contrato com a duração inicial de 6 meses, pode ser renovado por mais 6 meses, de acordo com o estipulado no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

8. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). Os Bolseiros usufruirão de um seguro de acidentes pessoais e, caso não se encontrem abrangidos por qualquer regime de proteção social, podem assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos previstos do Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social. O valor da bolsa será pago mensalmente por transferência bancária.

9. Métodos de seleção e respetiva valoração: É considerado como critério obrigatório a posse de Licenciatura na área das Ciências Biológicas.

Os métodos de seleção são os seguintes:

- Mérito do candidato (até 5 valores): baseado na média da Licenciatura;

- Experiência profissional do candidato na área científica do projeto (até 7,5 valores): baseada nos conhecimentos adquiridos através da realização de formação complementar, na participação em projetos de investigação científica e na organização/participação em outras atividades relevantes para o contexto do plano de trabalhos da bolsa a concurso.

- Comunicações científicas (até 7,5 valores): baseada na lista de publicações e comunicações realizadas na área científica do projeto.

- Se necessário, numa fase posterior será ainda efetuada uma entrevista com carácter decisivo (até 20 valores) aos 3 candidatos melhor classificados.

10. Composição do Júri de Seleção: Doutor Mário Boieiro (Presidente) Doutora Carla Rego (vogal) Professor Artur Raposo Moniz Serrano (vogal) Professor Rui Miguel Rebelo (Suplente)

11. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista por nota final obtida, afixada no átrio da FCiências.ID sito na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C 1 – 3.º Piso, Campo Grande, 1749-016 Lisboa, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

12. Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 6 a 19 de abril de 2018.

13. Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas podem ser formalizadas, através de correio eletrónico para a morada do coordenador do projeto - mboieiro@fc.ul.pt acompanhadas dos seguintes documentos:

- Curriculum Vitae detalhado, datado e assinado;

- Cópia dos certificados de habilitações;

- Cópia de comprovativos de formação complementar;

- Carta de motivação;

- Outros elementos que julguem pertinentes para a apreciação da candidatura (p. ex. comprovativo de habilitação para condução de veículos, cópias das comunicações e publicações científicas, etc.).

Other Articles

  • Consórcio de Escolas de Ciências Naturais e Biodiversidade abre novo concurso para 20 bolsas de investigação

    New Positions Consórcio de Escolas de Ciências Naturais e Biodiversidade abre novo concurso para 20 bolsas de investigação

  • Vaga para posição de pós-doutoramento no domínio da genómica de populações e especiação

    New Positions Vaga para posição de pós-doutoramento no domínio da genómica de populações e especiação

  • CALL FOR A PHD FELLOWSHIP

    New Positions CALL FOR A PHD FELLOWSHIP

  • CALL FOR A RESEARCH TECHNICIAN

    New Positions CALL FOR A RESEARCH TECHNICIAN

  • CALL FOR A RESEARCH TECHNICIAN

    New Positions CALL FOR A RESEARCH TECHNICIAN