News

O cE3c nos Green Project Awards 2017


Photos Gallery

17/01/2018. Texto de Marta Daniela Santos.

Fotografia de Filipe Duarte Santos e Pedro Cunha Serra: FERNANDO VELUDO / NFACTOS. Fotografia da atribuição do Prémio à empresa Asfertglobal, Lda: Facebook Asfertglobal.

Filipe Duarte Santos, investigador do cE3c e reconhecido especialista em alterações climáticas, foi distinguido nos Green Project Awards 2017 com o Prémio Especial Carreira pela Sustentabilidade. Na categoria “Agricultura” o vencedor foi o projeto “Kiplant iNmass”, resultado da colaboração da empresa Asfertglobal, Lda com a start-up Soilvitae (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), projeto no qual estão envolvidos os investigadores do cE3c Luís Carvalho, Patrícia Correia e Cristina Cruz.

Filipe Duarte Santos, Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CNADS) e investigador do grupo “CCIAM – Climate Change Impacts, Adaptation and Modelling” do cE3c, foi distinguido com o Prémio Especial Carreira pela Sustentabilidade na Cerimónia de Entrega de Prémios da 10ª edição dos Green Project Awards, que se realizou na passada sexta-feira 12 de janeiro na Alfândega do Porto.

A atribuição foi atribuída em conjunto também a Pedro Cunha Serra, especialista em recursos hídricos e políticas públicas e assessor da Administração TPF-Planege. Estes Prémios correspondem a uma nova categoria criada este ano com o objetivo de distinguir personalidades cujo trabalho contribui para o Desenvolvimento Sustentável de Portugal. Resultam da nomeação direta do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e do Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, na qualidade de anfitrião da cerimónia.

Entre os projetos a concurso, na categoria “Agricultura” o vencedor foi o projeto “Kiplant iNmass”, resultado do trabalho de investigação e desenvolvimento da empresa Asfertglobal, Lda em parceria com a Soilvitae, start-up da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Neste trabalho estão envolvidos os investigadores do cE3c Luís Carvalho, Patrícia Correia e Cristina Cruz.

Trata-se de um bio-fertilizante – um composto que contém microorganismos vivos que ocorrem naturalmente no solo, capazes de colonizar a rizosfera (espaço externo da raiz) ou mesmo o interior de uma planta – que promove uma fertilização sustentável, aumentando a eficiência da utilização da água a reduzindo a utilização de fertilizantes de síntese, contribuindo assim para a prevenção da contaminação dos solos e da água.

Os Green Project Awards são uma iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente, GCI e Quercus ANCN, que pretende reconhecer boas práticas e “mobilizar a sociedade para o desenvolvimento sustentável”. Atualmente na sua 10ª edição, a iniciativa recebeu já mais de 1200 candidaturas e distinguiu mais de 120 projetos.


Tags: CCIAM PSE

Other Articles

  • Dois investigadores do cE3c distinguidos na edição de 2019 do Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias

    Others Dois investigadores do cE3c distinguidos na edição de 2019 do Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias

  • Portugal disponibiliza 150 mil euros para o Parque Nacional da Gorongosa, no âmbito do Programa de Cooperação com a ULisboa

    Others Portugal disponibiliza 150 mil euros para o Parque Nacional da Gorongosa, no âmbito do Programa de Cooperação com a ULisboa

  • As duas nomeadas por Portugal ao Prémio GBIF Jovens Investigadores 2019 fazem parte do cE3c

    Others As duas nomeadas por Portugal ao Prémio GBIF Jovens Investigadores 2019 fazem parte do cE3c

  • cE3c apoia 2ª edição do Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência, organizado pelo MUHNAC

    Others cE3c apoia 2ª edição do Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência, organizado pelo MUHNAC

  • cE3c marcou presença na 3ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal

    Others cE3c marcou presença na 3ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal