News


Photos Gallery

ALL NEWS

O cE3c nos Green Project Awards 2017

17/01/2018. Texto de Marta Daniela Santos.

Fotografia de Filipe Duarte Santos e Pedro Cunha Serra: FERNANDO VELUDO / NFACTOS. Fotografia da atribuição do Prémio à empresa Asfertglobal, Lda: Facebook Asfertglobal.

Filipe Duarte Santos, investigador do cE3c e reconhecido especialista em alterações climáticas, foi distinguido nos Green Project Awards 2017 com o Prémio Especial Carreira pela Sustentabilidade. Na categoria “Agricultura” o vencedor foi o projeto “Kiplant iNmass”, resultado da colaboração da empresa Asfertglobal, Lda com a start-up Soilvitae (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), projeto no qual estão envolvidos os investigadores do cE3c Luís Carvalho, Patrícia Correia e Cristina Cruz.

Filipe Duarte Santos, Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CNADS) e investigador do grupo “CCIAM – Climate Change Impacts, Adaptation and Modelling” do cE3c, foi distinguido com o Prémio Especial Carreira pela Sustentabilidade na Cerimónia de Entrega de Prémios da 10ª edição dos Green Project Awards, que se realizou na passada sexta-feira 12 de janeiro na Alfândega do Porto.

A atribuição foi atribuída em conjunto também a Pedro Cunha Serra, especialista em recursos hídricos e políticas públicas e assessor da Administração TPF-Planege. Estes Prémios correspondem a uma nova categoria criada este ano com o objetivo de distinguir personalidades cujo trabalho contribui para o Desenvolvimento Sustentável de Portugal. Resultam da nomeação direta do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e do Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, na qualidade de anfitrião da cerimónia.

Entre os projetos a concurso, na categoria “Agricultura” o vencedor foi o projeto “Kiplant iNmass”, resultado do trabalho de investigação e desenvolvimento da empresa Asfertglobal, Lda em parceria com a Soilvitae, start-up da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Neste trabalho estão envolvidos os investigadores do cE3c Luís Carvalho, Patrícia Correia e Cristina Cruz.

Trata-se de um bio-fertilizante – um composto que contém microorganismos vivos que ocorrem naturalmente no solo, capazes de colonizar a rizosfera (espaço externo da raiz) ou mesmo o interior de uma planta – que promove uma fertilização sustentável, aumentando a eficiência da utilização da água a reduzindo a utilização de fertilizantes de síntese, contribuindo assim para a prevenção da contaminação dos solos e da água.

Os Green Project Awards são uma iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente, GCI e Quercus ANCN, que pretende reconhecer boas práticas e “mobilizar a sociedade para o desenvolvimento sustentável”. Atualmente na sua 10ª edição, a iniciativa recebeu já mais de 1200 candidaturas e distinguiu mais de 120 projetos.


Tags: CCIAM PSE

Other Articles

  • Recém-criado Centro de Competências na Luta contra a Desertificação conta com envolvimento do cE3c

    Others Recém-criado Centro de Competências na Luta contra a Desertificação conta com envolvimento do cE3c

  • Estudantes do ensino secundário foram cientistas durante uma semana: o cE3c na 5ª edição do Programa “Ser Cientista” da FCUL

    Others Estudantes do ensino secundário foram cientistas durante uma semana: o cE3c na 5ª edição do Programa “Ser Cientista” da FCUL

  • Visita do Reitor da Universidade de Bonn à Faculdade de Ciências da Universidade de LisboaO Reitor da Universidade de Bonn (Alemanha) visitou a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) no passado dia 27 de julho, e o Centr

    Others Visita do Reitor da Universidade de Bonn à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

  • Opinião de membros do cE3c sobre as medidas para o emprego científico, no jornal Público

    Others Opinião de membros do cE3c sobre as medidas para o emprego científico, no jornal Público

  • cE3c marca presença na Feira de Ciência, a 23 de junho, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência

    Others cE3c na Feira de Ciência do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, a 23 de junho