News


Photos Gallery

ALL NEWS

Artigo com co-autoria de investigadores cE3c destacado pela Web of Knowledge como “Hot Paper”

26/09/2017. Texto de Marta Daniela Santos.

Na fotografia: Harmonia axyridis. Fotografia de Peter Brown.

O artigo “The harlequin ladybird, Harmonia axyridis: global perspectives on invasion history and Ecology”, publicado em 2016 na revista científica Biological Invasions, foi recentemente distinguido como “Hot Paper” pela Web of Knowledge na área de Ambiente/Ecologia. Entre os autores do artigo encontram-se os investigadores Isabel Borges, Artur Gil e António Onofre Soares, do cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais e GBA – Grupo de Biodiversidade dos Açores.

Neste estudo, os investigadores apresentam uma visão da história de invasão e ecologia à escala global da espécie Harmonia axyridis, um inseto predador com elevado potencial para o combate a pragas agrícolas.

“Esta espécie, nativa da Ásia, foi intencionalmente introduzida em vários países como agente de controlo biológico. No entanto, as suas características biológicas e a sua capacidade de prosperar em diversos habitats e condições climáticas fizeram com que rapidamente dispersasse, ameaçando a biodiversidade dos habitats invadidos por via da competição e predação“, explica António Onofre Soares (cE3c/GBA), um dos co-autores do estudo.

A Web of Knowledge distingue como “Hot Papers” os artigos que atingem o seu pico de citações mais cedo do que a norma – que em média costuma ocorrer entre dois a quatro anos após a sua publicação. Para isso, como se pode ler na página da Web of Knowledge, avaliam o número de citações recebido por cada artigo em períodos de dois meses. As citações recebidas pelo presente estudo no período de maio/junho 2017 colocam-nos na categoria de “Hot Paper”, num grupo restrito de artigos (0,1%) da área de Ambiente/Ecologia.

No artigo, os investigadores refletem sobre as anteriores contribuições científicas na compreensão da biologia da invasão desta espécie e fornecem informações relevantes para os decisores políticos e para os cidadãos em geral.

 

Referência do estudo:

The harlequin ladybird, Harmonia axyridis: global perspectives on invasion history and Ecology, Roy, H.E., Brown, P.M.J., Adriaens, T. et al. Biol Invasions (2016) 18: 997. https://doi.org/10.1007/s10530-016-1077-6

Other Articles

  • Humanos pré-históricos já formavam grupos que viviam redes sociais complexas há 34 000 anos

    Paper Humanos pré-históricos já formavam grupos que viviam em redes sociais complexas há 34 mil anos

  • Todos os caminhos vão dar a...adaptação?

    Paper Todos os caminhos vão dar a...adaptação?

  • All roads lead to... adaptation?

    Paper All roads lead to... adaptation?

  • Ondas de calor podem alterar os impactos do lagostim-vermelho-da-Louisiana, uma das piores espécies invasoras em Portugal

    Paper Ondas de calor podem alterar os impactos do lagostim-vermelho-da-Louisiana, uma das piores espécies invasoras em Portugal

  • Heat waves can change the impacts of the red swamp crayfish, one of the world’s worst invasive species

    Paper Heat waves can change the impacts of the red swamp crayfish, one of the world’s worst invasive species