News

ALL NEWS

Lisboa recebe em setembro a maior conferência internacional sobre plantas exóticas invasoras - e é organizada pelo cE3c

31/08/2017. Texto de Marta Daniela Santos.

Realiza-se em Lisboa entre 4 e 8 de setembro a conferência internacional EMAPI - Ecology and Management of Alien Plant Invasions, organizada pelo cE3c (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa). Trata-se da maior conferência internacional na área das plantas exóticas invasoras.

Sob o tema Sínteses, Desafios e Novas Oportunidades, na EMAPI 2017 investigadores, gestores e decisores políticos de todo o mundo irão debater e explorar formas de enfrentar os desafios globais e regionais apresentados pelas plantas invasoras, em benefício das gerações presentes e futuras.

"As invasões biológicas, em particular as plantas exóticas invasoras, para além de constituírem uma ameaça à biodiversidade e ao funcionamento dos ecossistemas têm um forte impacto sócio-económico. Esta conferência internacional será uma oportunidade para abordar aspectos inovadores e novas oportunidades para encontrar uma solução integrada e multidisciplinar", destaca Cristina Máguas, investigadora do cE3c, docente na FCUL e coordenadora da organização da EMAPI 2017. 

Entre os oito oradores plenários confirmados destacamos a presença de Harold Mooney, da Universidade de Stanford (EUA). Harold Mooney está envolvido em investigação em plantas há décadas, desde ecologia de plantas até ao estudo da sua fisiologia. O seu vasto trabalho contribuiu para a investigação actual em plantas a nível global. As plantas invasoras tornaram-se o foco da sua investigação no final da década de 1980: desde então, Harold Mooney enfatizou a importância de uma perspectiva integrada sobre plantas exóticas, reunindo naturalistas e investigadores da área das ciências sociais. Harold Mooney tem alertado para o impacto da ação humana nos ecossistemas, quando a atividade humana implica ou resulta na introdução de novas espécies.

Sete simpósios, oito oradores plenários, três saídas de campo - estes são apenas alguns dos números que vão marcar a EMAPI 2017. O programa encontra-se disponível aqui. O registo na conferência ainda é possível. Estes são os oradores plenários:

- Harold Mooney (Senior Fellow, Emeritus - Stanford Woods Institute for the Environment; Paul S. Achilles Professor of Environmental Biology | EUA).

- Duccio Rocchini (Center Agriculture Food Environment, University of Trento | Itália).

- Helen Roy (Centre for Ecology & Hydrology | Reino Unido).

- Ingolf Kühn (Helmholtz Centre for Environmental Research | Alemanha).

- John Wilson (CIB/SANBI | África do Sul).

- Petr Pyšek (Institute of Botany, Czech Academy of Sciences | República Checa).

- Pilar Castro Díez (Life Sciences Department | University of Alcalá | Espanha).

- Ruben Heleno (Centre for Functional Ecology | Universidade de Coimbra | Portugal).

"Esta conferência revela o enorme interesse por este tópico no nosso país, evidenciando uma forte componente científica e reconhecimento internacional. O sucesso para controlo e erradicação de espécies como as acácias australianas, que têm visto a sua expansão ser acelerada por factores como o fogo e ausência de uma gestão florestal adequadas, vai depender da capacidade de articulação entre a comunidade científica, os gestores florestais e agrícolas, os decisores políticos e a sociedade em geral, de modo a responder atempadamente e de uma forma eficaz a a este flagelo que a todos afecta", explica Cristina Máguas.

Embora o acrónimo EMAPI tenha sido adotado em 2001, a origem destas conferências remonta ao início da década de 1990. As conferências EMAPI têm como objetivo apresentar e discutir os mais recentes resultados da investigação científica sobre plantas invasoras, realizando-se a cada dois anos em diferentes locais do mundo, tendo já passado por países como Austrália, África do Sul, Estados Unidos da América, Reino Unido, República Checa e Polónia, entre outros.

EMAPI 2017 - International Conference on Ecology and Management of Alien Plant Invasions

Onde? Sana Lisboa Hotel (Av. Fontes Pereira de Melo, 8, 1069-310 Lisboa)

Quando? 4-8 setembro, 2017

Organização: cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)

Mais informações: www.emapi2017.org 

Other Articles

  • Professor Harold Mooney in Lisbon, invited by cE3c, as plenary speaker of the international conference EMAPI 2017

    Conference Professor Harold Mooney in Lisbon, invited by cE3c, as plenary speaker of the international conference EMAPI 2017

  • O cE3c no Encontro Ciência 2017

    Conference O cE3c no Encontro Ciência 2017

  • Frontiers in E3: cE3c 2017 Annual Meeting - Balanço

    Conference Frontiers in E3: cE3c 2017 Annual Meeting - Balanço

  • Frontiers in E3: cE3c 2017 Annual Meeting | 5-6 junho 2017,

    Conference Frontiers in E3: cE3c 2017 Annual Meeting

  • EMAPI 2017 - Call for Symposia

    Conference EMAPI 2017 - Call for Symposia