News

ALL NEWS

Lisboa recebe em setembro a maior conferência internacional sobre plantas exóticas invasoras - e é organizada pelo cE3c

31/08/2017. Texto de Marta Daniela Santos.

Realiza-se em Lisboa entre 4 e 8 de setembro a conferência internacional EMAPI - Ecology and Management of Alien Plant Invasions, organizada pelo cE3c (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa). Trata-se da maior conferência internacional na área das plantas exóticas invasoras.

Sob o tema Sínteses, Desafios e Novas Oportunidades, na EMAPI 2017 investigadores, gestores e decisores políticos de todo o mundo irão debater e explorar formas de enfrentar os desafios globais e regionais apresentados pelas plantas invasoras, em benefício das gerações presentes e futuras.

"As invasões biológicas, em particular as plantas exóticas invasoras, para além de constituírem uma ameaça à biodiversidade e ao funcionamento dos ecossistemas têm um forte impacto sócio-económico. Esta conferência internacional será uma oportunidade para abordar aspectos inovadores e novas oportunidades para encontrar uma solução integrada e multidisciplinar", destaca Cristina Máguas, investigadora do cE3c, docente na FCUL e coordenadora da organização da EMAPI 2017. 

Entre os oito oradores plenários confirmados destacamos a presença de Harold Mooney, da Universidade de Stanford (EUA). Harold Mooney está envolvido em investigação em plantas há décadas, desde ecologia de plantas até ao estudo da sua fisiologia. O seu vasto trabalho contribuiu para a investigação actual em plantas a nível global. As plantas invasoras tornaram-se o foco da sua investigação no final da década de 1980: desde então, Harold Mooney enfatizou a importância de uma perspectiva integrada sobre plantas exóticas, reunindo naturalistas e investigadores da área das ciências sociais. Harold Mooney tem alertado para o impacto da ação humana nos ecossistemas, quando a atividade humana implica ou resulta na introdução de novas espécies.

Sete simpósios, oito oradores plenários, três saídas de campo - estes são apenas alguns dos números que vão marcar a EMAPI 2017. O programa encontra-se disponível aqui. O registo na conferência ainda é possível. Estes são os oradores plenários:

- Harold Mooney (Senior Fellow, Emeritus - Stanford Woods Institute for the Environment; Paul S. Achilles Professor of Environmental Biology | EUA).

- Duccio Rocchini (Center Agriculture Food Environment, University of Trento | Itália).

- Helen Roy (Centre for Ecology & Hydrology | Reino Unido).

- Ingolf Kühn (Helmholtz Centre for Environmental Research | Alemanha).

- John Wilson (CIB/SANBI | África do Sul).

- Petr Pyšek (Institute of Botany, Czech Academy of Sciences | República Checa).

- Pilar Castro Díez (Life Sciences Department | University of Alcalá | Espanha).

- Ruben Heleno (Centre for Functional Ecology | Universidade de Coimbra | Portugal).

"Esta conferência revela o enorme interesse por este tópico no nosso país, evidenciando uma forte componente científica e reconhecimento internacional. O sucesso para controlo e erradicação de espécies como as acácias australianas, que têm visto a sua expansão ser acelerada por factores como o fogo e ausência de uma gestão florestal adequadas, vai depender da capacidade de articulação entre a comunidade científica, os gestores florestais e agrícolas, os decisores políticos e a sociedade em geral, de modo a responder atempadamente e de uma forma eficaz a a este flagelo que a todos afecta", explica Cristina Máguas.

Embora o acrónimo EMAPI tenha sido adotado em 2001, a origem destas conferências remonta ao início da década de 1990. As conferências EMAPI têm como objetivo apresentar e discutir os mais recentes resultados da investigação científica sobre plantas invasoras, realizando-se a cada dois anos em diferentes locais do mundo, tendo já passado por países como Austrália, África do Sul, Estados Unidos da América, Reino Unido, República Checa e Polónia, entre outros.

EMAPI 2017 - International Conference on Ecology and Management of Alien Plant Invasions

Onde? Sana Lisboa Hotel (Av. Fontes Pereira de Melo, 8, 1069-310 Lisboa)

Quando? 4-8 setembro, 2017

Organização: cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)

Mais informações: www.emapi2017.org 

Other Articles

  • cE3c Conference | Emma Berdan | February 26, 2018

    Conference cE3c Conference | Emma Berdan | February 26, 2018

  • Sessão Pública sobre Ecologia Urbana: 21 de fevereiro, 9h00-13h00, na FCUL

    Conference Sessão Pública sobre Ecologia Urbana: 21 de fevereiro, 9h00-13h00, na FCUL

  • Formação de Professores: Dia dos Insetos em Ordem na Quinta Pedagógica de Braga, 3 de fevereiro

    Conference ATENÇÃO, NOVA DATA: Formação de Professores: Dia dos Insetos em Ordem na Quinta Pedagógica de Braga, 17 de fevereiro

  • Public Session "Impacts of Fire on Water Quality": February 14, 2018, 14h00-18h00, FCUL (room 6.1.36)

    Conference Public Session "Impacts of Fire on Water Quality": February 14, 2018, 14h00-18h00, FCUL (room 6.1.36)

  • Seminário “FoodPlaces: A Planning-based Approach to Carbon Farming”: 17 janeiro, 9h30-13h00, FCUL

    Conference Seminário “FoodPlaces: A Planning-based Approach to Carbon Farming”, por Mario Yanez: 17 janeiro, 9h30-13h00, FCUL