News


Photos Gallery

ALL NEWS

O cE3c no Encontro Ciência 2017

24/07/2017. Texto de Marta Daniela Santos.

Vários investigadores cE3c apresentaram o seu trabalho de investigação no Encontro Ciência 2017, que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa de 3 a 5 de julho.

Tiago Capela Lourenço (CCIAM-cE3c) integrou no primeiro dia do Encontro a sessão “Clima e Ciência Polar”, na qual falou sobre o que são serviços climáticos e sobre os desafios e necessidades relacionados com o estabelecimento de um mercado de serviços climáticos (comunicação oral “The rise of demand-driven climate services”, slides disponíveis aqui).

No segundo dia do Encontro Paulo A.V. Borges (IBBC-cE3c/GBA) apresentou no painel "Florestas, Biodiversidade e Recursos Naturais" um estudo sobre o futuro da investigação em Biologia de Ilhas, do qual foi dos coordenadores, no qual uma equipa internacional e multidisciplinar de investigadores coordenou um inquérito online para encontrar aquelas que devem ser as 50 questões fundamentais para a investigação em Biologia de Ilhas (comunicação oral “A roadmap for island biology: 50 fundamental questions after 50 years of The Theory of Island Biogeography”, slides disponíveis aqui). [Este trabalho foi recentemente noticiado pelo cE3c aqui]

No terceiro e último dia do Encontro, foi a vez de Sara Magalhães (EE-cE3c) integrar o painel da sessão “Inovação e Tradição Alimentar” para apresentar o projeto para o qual ganhou recentemente uma ERC Consolidator Grant. Neste projeto, Sara Magalhães e a sua equipa estudam um sistema biológico composto por duas espécies de ácaro-aranha que competem por um alimento - a planta do tomate -, com o objetivo de compreender como a competição entre organismos molda a evolução das espécies (comunicação oral “Plant defences and herbivore coexistence”, slides disponíveis aqui). [Este trabalho foi recentemente noticiado pelo cE3c aqui]

Sara Magalhães foi também entrevistada pelo Encontro Ciência 2017 sobre o seu trabalho:

(Clique na imagem para aceder ao vídeo)

Foram também vários os doutorandos cE3c - Leonor Rodrigues, Alice Nunes, Ana Teresa Marques e Cristina Antunes - que apresentaram pósteres sobre o trabalho de investigação que estão a desenvolver:

- Nunes A., Köbel M., Pinho P., Matos P., Correia O., C. Branquinho (2017) A global indicator of desertification based on plant functional diversity?, disponível aqui.

- Marques A.T., Santos C.D., Hanssen F., Muñoz A.R., Onrubia A., Wikelski M., Moreira F., Palmeirim J.M., Silva J.P. (2017) Os aerogeradores são responsáveis por perda de habitat funcional para aves planadoras migradoras, disponível aqui.

- Rodrigues L.R., Zélé F., Santos I., Figueiredo A., Alpedrinha J., Olivieri I., Magalhães S. (2017) Polyandry and host-endosymbiont conflicts in the spider mite Tetranychus urticae, disponível aqui.

Destacamos ainda a presença no Encontro Ciência 2017 do investigador cE3c Filipe Duarte Santos, que participou no segundo dia no painel "Ciência para o Desenvolvimento" enquanto Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS).

O Encontro Ciência 2017 contou com mais de 4000 inscritos para assistirem às cerca de 400 comunicações orais, 700 pósteres e dezenas de demonstrações de projetos in loco que tiveram lugar ao longo dos três dias. Neste ano o Encontro assinalou os 20 anos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e teve a Índia como país convidado.

O Encontro Ciência 2017 teve o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e foi organizado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em colaboração com a Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência. O evento pôde ser acompanhado online em directo, sendo agora ainda possível assistir a diversas entrevistas por investigadores, decisores políticos e estudantes que participaram no evento, aqui.

Other Articles

  • Frontiers in E3: um balanço da edição de 2018 do Encontro Anual do cE3c

    Conference Frontiers in E3: um balanço da edição de 2018 do Encontro Anual do cE3c

  • cE3c Conference | Robert Park | July 20, 2018

    Conference cE3c Conference | Robert Park | July 20, 2018

  • Benefits and risks of exotic biological control agentes

    Conference Benefits and risks of exotic biological control agentes

  • Encontro Anual cE3c 2018: Conferências Plenárias abertas ao público a 9 e 10 de julho!

    Conference Encontro Anual cE3c 2018: Conferências Plenárias abertas ao público a 9 e 10 de julho!

  • O cE3c no Encontro Ciência 2018

    Conference O cE3c no Encontro Ciência 2018