News

Frontiers in E3: cE3c 2017 Annual Meeting - Balanço


Photos Gallery

10/06/2017. Texto e fotografias de Marta Daniela Santos.

Mais de 50 investigadores; 21 comunicações orais; 21 posters; 3 conferências plenárias. Foram dias de trabalho intenso e de espírito de equipa, aqueles que se viveram a 5 e 6 de junho no Encontro Anual cE3c, que se realizou no Complexo Científico do Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores.

Mais de 50 investigadores cE3c estiveram presentes na 3ª edição do Encontro Anual cE3c: Frontiers in E3, que se realizou nos passados dias 5 e 6 de junho no Complexo Científico do Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores. 

Durante os dois dias do Encontro foram apresentadas 21 comunicações orais e 21 posters; o programa incluiu também discussões temáticas sobre temas relacionados com os tópicos transversais do centro - as invasões biológicas, as alterações climáticas e a sustentabilidade dos ecossistemas urbanos e agroecossistemas. 

Foram também anunciadas as seguintes distinções, que pretendem assinalar o mérito do trabalho realizado durante o último ano por investigadores de pós-doutoramento e estudantes de doutoramento respetivamente:

-    PostDoc Merit Award 2017: Artur Gil (IBBC-cE3c/GBA).

-    PhD Merit Award 2017: Paula Matos (eChanges-cE3c). 

O Best Poster Award foi atribuído a Rita Patarra (IBBC-cE3c/GBA), primeira autora do poster Bioremediation efficiency of the brown seaweed Halopteris scoparia in a land-based IMTA system.

Embora seja um evento reservado aos membros do centro, no dia 5 de junho tiveram lugar também três conferências plenárias abertas ao público por três oradores de renome internacional: John E. Losey (Univ. Cornell, EUA), Simon Evans (Univ. Zurique, Suíça) e Stephen J. Hawkins (Marine Biological Association, Reino Unido). Os conferencistas contribuíram também ao longo de todo o Encontro para as discussões temáticas sobre os temas relacionados com a investigação do centro.

Após os dois dias de trabalho do Encontro Anual, o programa incluiu também a hipótese de os investigadores interessados fazerem parte de uma field trip pelas caldeiras, vulcões e lagoas de São Miguel, no dia 7 de junho.

Com o objetivo de reunir os investigadores dos doze grupos de investigação que compõem o centro, esta foi a primeira edição do Encontro Anual a ser organizada pela Universidade dos Açores, tendo as duas edições anteriores sido realizadas na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. No futuro pretende-se que o Encontro Anual cE3c continue a ser periodicamente realizado nos Açores.

Uma seleção de fotografias do evento está disponível aqui.

Mais informações sobre as conferências plenárias disponíveis aqui.

Other Articles

  • 2º Colóquio sobre a Flora e a Fauna dos Montados | 8-9 novembro 2018, Grândola

    Conference 2º Colóquio sobre a Flora e a Fauna dos Montados | 8-9 novembro 2018, Grândola

  • Workshop “The impact of natural and anthropogenic pollution on ecosystems and human health: which indicators should we use?” | 17 setembro, 17h-17h30 (Ponta Delgada, Açores)

    Conference Workshop “The impact of natural and anthropogenic pollution on ecosystems and human health: which indicators should we use?” | 17 setembro, 14h-17h30

  • O cE3c nas celebrações do Dia Internacional do Microrganismo, a 17 de setembro

    Conference O cE3c nas celebrações do Dia Internacional do Microrganismo, a 17 de setembro

  • cE3c Conference | Anne Magurran | September 13, 2018

    Conference cE3c Conference | Anne Magurran | September 12, 2018

  • Frontiers in E3: um balanço da edição de 2018 do Encontro Anual do cE3c

    Conference Frontiers in E3: um balanço da edição de 2018 do Encontro Anual do cE3c