News

Trabalho desenvolvido por alunos do ensino básico em colaboração com investigadores do BioClub (cE3c) premiado no XII Congresso Nacional de Cientistas em Ação

18/05/2017. Texto de Marta Daniela Santos.

O trabalho "Parcerias entre seres vivos", desenvolvido por alunos do 3º ano de escolaridade do Colégio São João de Brito, em colaboração com investigadores do projeto BioClub, coordenado pelo cE3c, foi distinguido com um 1º Prémio no XII Congresso Nacional de Cientistas em Ação. 

Será que as plantas formam parcerias? Motivados por esta pergunta, os alunos do 3º ano de escolaridade do Colégio São João de Brito planificaram o trabalho experimental, em colaboração com investigadores do projeto BioClub, coordenado pelo cE3c. O trabalho desenvolvido foi recentemente distinguido com um 1º Prémio no XII Congresso Nacional de Cientistas em Ação, que teve lugar no final de Abril em Estremoz. 

Utilizando garrafas de plástico como vasos, e tendo testado previamente a quantidade de solo e de água, os alunos monitorizaram o crescimento das plantas de trigo e ervilheira em separado e em conjunto ao longo de 7 semanas. Constaram que as plantas em associação crescem mais através do estabelecimento de parcerias visíveis e não visíveis, em particular com os microorganismos do solo.

Maria Amélia Martins-Loução, investigadora cE3c e do BioClub que trabalhou com os alunos, refere: "Desenvolver experiências desta natureza com jovens do 3º ano de escolaridade foi muito estimulante. Uma pergunta complexa, que perseguimos no âmbito do projeto, teve de ser simplificada ao máximo para que os jovens entendessem e se responsabilizassem pelo seu bom andamento ao longo de 8 semanas. Eles ficaram muito satisfeitos pela quantidade de coisas que fizeram e aprenderam e a ‘professora de cabelos brancos’, como eles me chamaram, ficou muito orgulhosa”.


Tags: PSE

Other Articles

  • Primeiro passo para a criação da Rede Portuguesa de Restauro Ecológico

    Project Primeiro passo para a criação da Rede Portuguesa de Restauro Ecológico

  • Exposição “Insetos em Ordem” chega a Santa Iria de Azóia

    Project Exposição “Insetos em Ordem” chega a Santa Iria de Azóia

  • Arranca amostragem pioneira no âmbito do projeto da Lista Vermelha de Invertebrados de Portugal

    Project Arranca amostragem pioneira no âmbito do projeto da Lista Vermelha de Invertebrados de Portugal

  • Primeira comunidade de energias renováveis em Portugal pode vir a nascer em São Luís, Odemira

    Project Primeira comunidade de energias renováveis em Portugal pode vir a nascer em São Luís, Odemira

  • Expedição à Antártida: líquenes como indicadores ecológicos de mudanças climáticas súbitas

    Project Expedição à Antártida: líquenes como indicadores ecológicos de mudanças climáticas súbitas