News

cE3c dinamiza inquérito sobre os espaços verdes de Lisboa como parte de projeto europeu Green Surge

20/02/2017. Texto de Ana Luz, editado por Marta Daniela Santos. Fotografia de Filipa Grilo.

Até 15 de abril 2017 será possível responder a um breve inquérito, disponível aqui, sobre os espaços verdes mais frequentados na cidade de Lisboa. O inquérito foi desenvolvido pelo cE3c no âmbito do projeto europeu Green Surge, e tem como objetivo estudar as razões que levam à escolha de frequentar ou não os espaços verdes, bem como identificar as áreas que são reconhecidas como mais interessantes ao nível da biodiversidade e riqueza cultural e aquelas que são evitadas.

O cE3c em colaboração com 24 parceiros de 11 países participa no projeto Europeu FP7 Green SurgeGreen Infrastructure and Urban Biodiversity for Sustainable Urban Development and the Green Economy que procura identificar, desenvolver e testar formas de estabelecer ligações entre os espaços verdes, a biodiversidade, a população e a economia verde, a fim de responder aos grandes desafios urbanos relacionados com os conflitos de uso do território, a adaptação às alterações climáticas, ao crescimento demográfico e a saúde e bem-estar humanos.

No âmbito do projeto e em colaboração com o Plano de Ação Local para a Biodiversidade 2020 de Lisboa da Câmara Municipal de Lisboa pretende-se recolher informação sobre os espaços verdes mais frequentados na cidade de Lisboa e as razões dessa escolha. Pretende-se igualmente identificar as áreas que são reconhecidas como as mais interessantes ao nível da biodiversidade, de riqueza cultural, bem como aquelas que são evitadas.

O inquérito está disponível aqui até 15 de abril 2017, e demora cerca de 10 minutos a completar. Através deste estudo pretende-se, portanto, perceber os usos e benefícios que os espaços verdes urbanos prestam aos cidadãos, a sua distribuição espacial em Lisboa, e a perceção da população sobre a biodiversidade urbana e os serviços dos ecossistemas, de forma proporcionar conhecimento que apoiem o planeamento e implementação de espaços verdes urbanos.

Agradecemos a vossa participação!

Other Articles

  • Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

    Project Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

  • Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

    Project Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

  • Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

    Project Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

  • GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

    Project GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

  • Logo Projeto GRAVITY

    Project Que biodiversidade habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa?