News

Já está disponível para download livro que reune entrevistas a especialistas de biologia de ilhas

9/01/2017. Texto por Marta Daniela Santos.

NOTE: english version available here.

O livro What can we learn from islands? The perspectives of eight researchers está a partir de hoje disponível para download gratuito aqui. Esta publicação reúne as entrevistas realizadas por Marta Daniela Santos (Gabinete de Comunicação cE3c) aos oito oradores plenários do congresso internacional Island Biology 2016, organizada pelo Grupo de Biodiversidade dos Açores/cE3c. As conversas, agora reunidas numa única publicação, têm como objetivo explorar a área de investigação de cada entrevistado numa linguagem acessível.

As ilhas representam uma percentagem muito pequena da superfície da Terra mas, ao mesmo tempo, reúnem enormes níveis de biodiversidade. Compreender a forma como as alterações ambientais estão a afetar estes ecossistemas, qual pode ser o impacto da introdução de novas espécies, e a forma como as ilhas evoluem do ponto de vista geológico e os impactos dessa dinâmica geológica na geração de novas espécies, são apenas algumas das várias questões às quais se dedicam investigadores de todo o mundo.

O livro What can we learn from islands? The perspectives of eight researchers, agora publicado, reúne numa única publicação as entrevistas realizadas por Marta Daniela Santos (Gabinete de Comunicação cE3c) aos oito oradores plenários do congresso internacional Island Biology 2016, que teve lugar em Angra do Heroísmo (Ilha Terceira, Açores) em Julho de 2016. Os entrevistados são (por ordem das suas apresentações plenárias no congresso): Daniel Simberloff (Univ. Tennessee, EUA), Susan Clayton (The College of Wooster, EUA), Paulo Borges (Grupo de Biodiversidade dos Açores/cE3c), Robert Whittaker (Univ. Oxford, Reino Unido), Pedro Cardoso (Museu Finlandês de História Natural, Univ. Helsínquia, Finlândia/cE3c), George Roderick (Univ. Berkeley, Califórnia, EUA), Isabel Sanmartín (Real Jardín Botánico de Madrid, Espanha) e Jens Olesen (Univ. Aarhus, Dinamarca). As entrevistas começaram por ser publicadas online semanalmente, entre setembro e outubro 2016, nos websites do cE3c, do Grupo de Biodiversidade dos Açores/cE3c e do congresso Island Biology 2016.

Mais de 400 investigadores participaram neste congresso, onde foram apresentados os mais recentes resultados em biologia de ilhas. O congresso foi organizado pelo Grupo de Biodiversidade dos Açores/cE3c com a coordenação de Paulo Borges – também autor do Prefácio desta publicação.

“Aprendi imenso ao fazer estas entrevistas”, refere Marta Daniela Santos. “Por um lado aprendi muito sobre biologia de ilhas. Ainda não conhecia muito bem esta área – a minha formação-base é em Física – e preparar-me para as entrevistas permitiu-me olhar para as ilhas de várias perspectivas diferentes, muito interessantes. Por outro lado, aprendi mais sobre comunicação de ciência e sobre os desafios de uma entrevista: estudar o tema, preparar as perguntas, trabalhar o texto… foi desafiante e muito enriquecedor”, conclui a investigadora.


Tags: IBBC

Other Articles

  • Esse prémio representa o reconhecimento de um trabalho que sempre quis fazer, associado à minha terra e gratidão

    Interviews "Este Prémio representa o reconhecimento de um trabalho que sempre quis fazer, associado à minha terra e gratidão."

  • Podcast Expresso

    Interviews Como vai a natureza reconquistar o planeta?

  • Entrevista

    Interviews Entrevista à Professora Maria Amélia Martins-Loução no programa "Todas as Palavras"

  • Entrevista com Cristina Branquinho, Comissária da Exposição ‘Variações Naturais’

    Interviews Entrevista com Cristina Branquinho, Comissária da Exposição ‘Variações Naturais’

  • PhD Merit Award 2020: Entrevista a Adrià López-Baucells

    Interviews PhD Merit Award 2020: Entrevista a Adrià López-Baucells