News

cE3c esteve representado na 1ª Feira de Inovação e Desenvolvimento Local da Ribeira Grande (Açores)


Photos Gallery

15/12/2016. Texto por Marta Daniela Santos.

A investigadora cE3c Ana Rita Patarra apresentou uma parte do trabalho que está a desenvolver no âmbito do seu projeto de doutoramento, sobre o desenvolvimento da aquacultura de algas nos Açores, na 1ª Feira de Inovação e Desenvolvimento Local da Ribeira Grande (Açores). A Feira – uma mostra das atividades económicas ligadas ao turismo, agricultura e mar atualmente desenvolvidas no concelho – teve lugar entre 18 e 20 de novembro 2016.

No seu doutoramento, Ana Rita Patarra avalia o potencial de cultura e o impacto de diferentes técnicas de colheita no crescimento de espécies de algas marinhas com valor económico. Os dois posters que apresentou na Feira, inseridos na temática “Mar – Macroalgas Marinhas”, focaram a espécie Halopteris scoparia (Linnaeus) Sauvageau: ”Esta espécie tem um grande interesse para a indústria nutracêutica [nutrição & farmacêutica] e da cosmética devido às suas actividades biológicas já reconhecidas, por exemplo antioxidante, antibacteriana, antifúngica, anti-envelhecimento, anti-rugas...”, explica Ana Rita Patarra. “ A H. scoparia é uma espécie cosmopolita, estando também presente nos arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias, sendo colectada em alguns destes arquipélagos para posterior venda para a indústria. O impacto negativo da exploração desta espécie pode ser minimizado através do seu cultivo”, refere ainda.

Os posters apresentados foram: In vitro culture of Halopteris scoparia (Heterokontophyta, Phaeophyceae) from Azores: Effects of light and stocking density e Effect of stocking density and water flow on Halopteris scoparia IMTA cultivation. No primeiro trabalho, Ana Rita Patarra avaliou o impacto da densidade de cultivo, da luz e da temperatura no crescimento in vitro desta espécie, um trabalho que foi recentemente publicado no Journal of Applied Phycology. No segundo, avaliou o efeito da densidade de cultivo e do fluxo de água na produtividade e na capacidade de biofiltração de H. scoparia num sistema de aquacultura multitrófica integrada (do inglês IMTA), instalado numa empresa de aquacultura. “Globalmente, H. scoparia parece ser uma espécie promissora para a exploração da aquacultura”, conclui Ana Rita Patarra.


Tags: IBBC

Other Articles

  • Rui Carvalho, estudante de doutoramento no cE3c, representa Portugal na Final Internacional do FameLab 2019

    Others Rui Carvalho, estudante de doutoramento no cE3c, representa Portugal na Final Internacional do FameLab 2019

  • Já é possível acompanhar, em tempo real, o estado do tempo na Herdade da Ribeira Abaixo

    Others Já é possível acompanhar, em tempo real, o estado do tempo na Herdade da Ribeira Abaixo

  • cE3c representado na Final Nacional do FameLab Portugal 2019

    Others cE3c representado na Final Nacional do FameLab Portugal 2019

  • Sara Magalhães eleita Vice-presidente da Sociedade Europeia de Biologia Evolutiva (ESEB)

    Others Sara Magalhães eleita Vice-presidente da Sociedade Europeia de Biologia Evolutiva (ESEB)

  • ScientistAtWork 2019: Bárbara Cartagena-Matos é uma das distinguidas no concurso de fotografia da Nature

    Others ScientistAtWork 2019: Bárbara Cartagena-Matos é uma das distinguidas no concurso de fotografia da Nature