News

ALL NEWS

Publicação com participação cE3c reflecte sobre o papel das tecnologias espaciais na agricultura europeia

20/11/2016. Texto por Marta Daniela Santos.

O investigador cE3c Artur Gil é um dos autores do relatório técnico "How can Space Make a Difference for the Agriculture Sector?" (“Como podem as Tecnologias Espaciais fazer a diferença no Sector Agrícola?”), agora publicado. Trata-se de uma publicação pelo grupo de trabalho de Observação da Terra / Programa Copernicus da Rede NEREUS – “Network of European Regions Using Space Technologies”, da qual a Região Autónoma dos Açores é membro fundador.

Este estudo faz um ponto da situação do uso das Tecnologias Espaciais na actividade agrícola europeia e nas suas diversas vertentes, como produção sustentável, protecção ambiental e conservação da natureza. Além disso este estudo apresenta 26 casos de estudo, desenvolvidos em países membros da União Europeia, que demonstram o potencial das Tecnologias Espaciais para a agricultura.

De acordo com Artur Gil, “o facto da Política Agrícola Comum constituir um dos grandes pilares estratégicos da União Europeia tem originado avultados investimentos neste sector desde a sua criação. Se a isto aliarmos a necessidade de aumentar a produtividade, garantir a segurança alimentar, assegurar a protecção ambiental e de adaptação às alterações climáticas, é fundamental recorrer a todo o conhecimento científico, técnico e tecnológico que possa apoiar estas pretensões. As Tecnologias Espaciais têm tido um protagonismo crescente, daí a pertinência deste estudo inédito à escala regional europeia.”

O documento está disponível para leitura integral aqui.


Tags: IBBC IERS

Other Articles

  • Investigadores cE3c co-autores de livro sobre Movimento de Transição e Resiliência

    Scientific Report Investigadores cE3c co-autores de livro sobre Movimento de Transição e Resiliência

  • Workshop de Avaliação da IUCN para elaboração da Lista Vermelha de Briófitos decorre até 18 de dezembro 2016 na FCUL, com organização conjunta do cE3c

    Scientific Report Workshop de Avaliação da IUCN para elaboração da Lista Vermelha de Briófitos decorreu entre 15 e 18 de dezembro 2016 na FCUL, com organização conjunta do cE3c

  • Azorean Biodiversity Group Report 2015

    Scientific Report Azorean Biodiversity Group Report 2015