News

César Garcia, investigador cE3c, é um dos vencedores do BMC Ecology Image Competition 2016


Photos Gallery

20/08/2016. Texto por Marta Daniela Santos.

César Garcia, investigador cE3c e curador do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, é o autor de uma das fotografias distinguidas no concurso de fotografia BMC Ecology Image Competition 2016, na categoria Escolha do Editor.

Um pica-pau pousado no tronco de uma árvore. Os padrões, a biodiversidade e as relações entre espécies representadas na fotografia, tirada perto do Castelo de Ourém num dia chuvoso, chamaram a atenção do júri e tornaram-na numa das vencedoras do concurso entre cerca de 140.

Uma imagem pode valer mais do que mil palavras. Neste caso as palavras do seu autor, César Garcia, ajudam-nos a ver para lá da beleza do que está representado: "Trabalho com briófitos e achei interessante na foto o papel de diversas aves na distribuição dos esporos e propágulos de diversas espécies epifíticas. Os troncos das árvores e as suas espécies de briófitos são um banco de esporos ou propágulos importantíssimo e é muitas vezes esquecido ao contrário do banco de sementes no solo. A belíssima ave compôs a mensagem que queria transmitir."

Foi a primeira vez que César Garcia concorreu ao BMC Ecology Image Competition, e fê-lo por brincadeira. Mas a fotografia já faz parte da sua rotina de trabalho: elabora muitas fotos de espécimes em herbário e no campo, o que o levou a desenvolver muitas técnicas de fotografia nos últimos anos. César Garcia refere: "A nossa equipa está envolvida com diversos projetos, terminamos o Atlas e Livro Vermelho dos Briófitos Ameaçados de Portugal com uma elevada componente fotográfica e agora estamos a colaborar com a IUCN a elaborar a Lista Vermelha Europeia de Briófitos onde somos responsáveis por diversas espécies que vão ter igualmente o seu registo fotográfico".

Presentemente na sua quarta edição, o BMC Ecology Image Competition é um concurso anual da iniciativa da BioMed Central que pretende celebrar a biodiversidade, a beleza natural e as interações biológicas através da fotografia.

 

Legenda da fotografia, da autoria de César Garcia:

Epiphytic bryophytes of Quercus faginea forests in good company: Tree trunk of Quercus faginea Lam. subsp. broteroi (Cout.) A.Camus with the bryophytes Homalothecium sericeum (Hedw.) Schimp., Nogopterium gracile (Hedw.) Crosby & W.R. Buck and the great spotted woodpecker Dendrocopos major L., 1758. Location: Ourém. Portugal. 9-3-2016.


Tags: NHS

Other Articles

  • Exposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa

    Others Exposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa

  • Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

    Others Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

  • Líquenes e glaciares, evolução de compostos voláteis e o cultivo da camarinha: estão escolhidos os 3 projetos vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

    Others Líquenes e glaciares, compostos voláteis e camarinhas: estão escolhidos os 3 projetos vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

  • 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados esta semana com exposição e bioblitz em Grândola

    Others 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados este fim-de-semana com exposição e bioblitz em Grândola

  • Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade

    Others Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade