News

César Garcia, investigador cE3c, é um dos vencedores do BMC Ecology Image Competition 2016


Photos Gallery

20/08/2016. Texto por Marta Daniela Santos.

César Garcia, investigador cE3c e curador do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, é o autor de uma das fotografias distinguidas no concurso de fotografia BMC Ecology Image Competition 2016, na categoria Escolha do Editor.

Um pica-pau pousado no tronco de uma árvore. Os padrões, a biodiversidade e as relações entre espécies representadas na fotografia, tirada perto do Castelo de Ourém num dia chuvoso, chamaram a atenção do júri e tornaram-na numa das vencedoras do concurso entre cerca de 140.

Uma imagem pode valer mais do que mil palavras. Neste caso as palavras do seu autor, César Garcia, ajudam-nos a ver para lá da beleza do que está representado: "Trabalho com briófitos e achei interessante na foto o papel de diversas aves na distribuição dos esporos e propágulos de diversas espécies epifíticas. Os troncos das árvores e as suas espécies de briófitos são um banco de esporos ou propágulos importantíssimo e é muitas vezes esquecido ao contrário do banco de sementes no solo. A belíssima ave compôs a mensagem que queria transmitir."

Foi a primeira vez que César Garcia concorreu ao BMC Ecology Image Competition, e fê-lo por brincadeira. Mas a fotografia já faz parte da sua rotina de trabalho: elabora muitas fotos de espécimes em herbário e no campo, o que o levou a desenvolver muitas técnicas de fotografia nos últimos anos. César Garcia refere: "A nossa equipa está envolvida com diversos projetos, terminamos o Atlas e Livro Vermelho dos Briófitos Ameaçados de Portugal com uma elevada componente fotográfica e agora estamos a colaborar com a IUCN a elaborar a Lista Vermelha Europeia de Briófitos onde somos responsáveis por diversas espécies que vão ter igualmente o seu registo fotográfico".

Presentemente na sua quarta edição, o BMC Ecology Image Competition é um concurso anual da iniciativa da BioMed Central que pretende celebrar a biodiversidade, a beleza natural e as interações biológicas através da fotografia.

 

Legenda da fotografia, da autoria de César Garcia:

Epiphytic bryophytes of Quercus faginea forests in good company: Tree trunk of Quercus faginea Lam. subsp. broteroi (Cout.) A.Camus with the bryophytes Homalothecium sericeum (Hedw.) Schimp., Nogopterium gracile (Hedw.) Crosby & W.R. Buck and the great spotted woodpecker Dendrocopos major L., 1758. Location: Ourém. Portugal. 9-3-2016.


Tags: NHS

Other Articles

  • Dois investigadores do cE3c distinguidos na edição de 2019 do Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias

    Others Dois investigadores do cE3c distinguidos na edição de 2019 do Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias

  • Portugal disponibiliza 150 mil euros para o Parque Nacional da Gorongosa, no âmbito do Programa de Cooperação com a ULisboa

    Others Portugal disponibiliza 150 mil euros para o Parque Nacional da Gorongosa, no âmbito do Programa de Cooperação com a ULisboa

  • As duas nomeadas por Portugal ao Prémio GBIF Jovens Investigadores 2019 fazem parte do cE3c

    Others As duas nomeadas por Portugal ao Prémio GBIF Jovens Investigadores 2019 fazem parte do cE3c

  • cE3c apoia 2ª edição do Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência, organizado pelo MUHNAC

    Others cE3c apoia 2ª edição do Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência, organizado pelo MUHNAC

  • cE3c marcou presença na 3ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal

    Others cE3c marcou presença na 3ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal