News

cE3c e Colégio F3 em força na Feira de Grândola

25 a 29 Agosto

Exposição Floresta – Herdade da Ribeira Abaixo. Stands 13 e 14 do Espaço Municipal (Pavilhão 1), Parque de Feiras e Exposições. Horários de visita: 18h00-1h00 (25 de Agosto); 14h00-1h00 (restantes dias)

27 de Agosto é dia de Ciência na Feira de Grândola

9h30 – 13h00, Herdade de Ribeira Abaixo. Workshop “A Floresta em Grândola: caminhos para o Futuro”. Coordenação de Ana Delicado e Mónica Truninger (Instituto de Ciências Sociais). Workshop para representantes de serviços municipais, produtores florestais, empresários, ONGAs de desenvolvimento local, profissionais do setor educativo (eco-escolas, centro de ciência viva), caçadores, atores dos setores do turismo, gastronomia e investigadores. A Câmara Municipal de Grândola garante transporte do centro de Grândola para a Herdade da Ribeira Abaixo e oferece almoço a todos os participantes. Inscrição obrigatória até dia 25 de Agosto para o e-mail ce3cdiv@fc.ul.pt.

15h30 – 17h00, Cineteatro Grandolense, Rua Dr. Evaristo Sousa Gago, Grândola. Colóquio “Sobre o Montado e a Cortiça: uma Abordagem Interdisciplinar”. Da monarquia à república: Jacinto Nunes e a questão corticeira | Teresa Sousa Nunes (Faculdade de Letras da ULisboa). Transferência de conhecimento entre a investigação e a prática permite melhorar a produção de cortiça e a formação do preço da cortiça | Margarida Tomé (Instituto Superior de Agronomia da ULisboa). A cortiça como material: uma história longa com um futuro promissor | José Graça (Instituto Superior de Agronomia da ULisboa). Biodiversidade, serviços de ecossistema e a sustentabilidade do Montado: uma abordagem socio-ecológica de longo-prazo | Margarida Santos-Reis (Faculdade de Ciências da ULisboa). Para mais informações consulte o pdf com os resumos das comunicações.

19h00 – 23h00, Herdade da Ribeira Abaixo. Bichos das Noites Alentejanas: observação de aves, insetos e mamíferos. Patrícia Garcia-Pereira, Ana Leal, Patrícia Tiago, Paula Gonçalves, Ana Rainho, Eva Monteiro e Albano Soares (Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais e Tagis). Que espécies podemos ver e ouvir no Montado à noite? Que técnicas são utilizadas pelos investigadores para estudar a biodiversidade noturna? Como vivem e qual o papel destes animais no funcionamento dos ecossistemas? Neste dia de festa, convidamos todos os interessados a descobrir a biodiversidade noturna típica do montado de sobro. Inscrições em ce3cdiv@fc.ul.pt. Mais informações no folheto da atividade.

Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Grândola. Participam também nos “Bichos das Noites Alentejanas”: Sociedade Portuguesa de Ecologia, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal e Associação Biodiversidade para Todos.  


Tags: Grandola, Herdade da Ribeira Abaixo, Universidade de Lisboa

Other Articles

  • Portugal disponibiliza 150 mil euros para o Parque Nacional da Gorongosa, no âmbito do Programa de Cooperação com a ULisboa

    Others Portugal disponibiliza 150 mil euros para o Parque Nacional da Gorongosa, no âmbito do Programa de Cooperação com a ULisboa

  • As duas nomeadas por Portugal ao Prémio GBIF Jovens Investigadores 2019 fazem parte do cE3c

    Others As duas nomeadas por Portugal ao Prémio GBIF Jovens Investigadores 2019 fazem parte do cE3c

  • cE3c apoia 2ª edição do Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência, organizado pelo MUHNAC

    Others cE3c apoia 2ª edição do Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência, organizado pelo MUHNAC

  • cE3c marcou presença na 3ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal

    Others cE3c marcou presença na 3ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal

  • Rui Carvalho, estudante de doutoramento no cE3c, representa Portugal na Final Internacional do FameLab 2019

    Others Rui Carvalho, estudante de doutoramento no cE3c, representa Portugal na Final Internacional do FameLab 2019