News

No Bioblitz Monsanto 2016, a grande novidade foram as libélulas!


Photos Gallery

7/07/2016. Texto por Patrícia Garcia Pereira.

No âmbito da Noite Europeia de Investigadores 2016 realizou-se no passado dia 2 de Julho a segunda edição do BioBlitz Monsanto, com a participação dos investigadores do cE3c para a observação e identificação de aves, mamíferos e insetos. 

Em pleno verão, com a vegetação mais seca, um mês depois da visita em 2015, registaram-se menos espécies, mas tivemos oportunidade de observar novas espécies de insetos, em especial de libélulas (ordem Odonata) e borboletas (ordem Lepidoptera).

Mais uma vez se verifica que para conhecer a comunidade de insetos de um determinado local é preciso realizar visitas ao longo do ano, de modo a acompanhar os diferentes períodos de voo das espécies.

O resultado científico mais relevante do BioBlitz Monsanto 2016 foi a observação pela primeira vez na cidade de Lisboa das libélulas tira-olhos migrador (Anax ephippiger) e ortétrum-das-escorrências (Orthethum brunneum). Tal como referiu Albano Soares, responsável por este grupo de insetos no BioBlitz e investigador do Tagis, estas duas espécies estão potencialmente ameaçadas em Portugal e têm uma distribuição pouco conhecida e fragmentada.

Tira-olhos migrador é uma espécie da África tropical e sudoeste asiático que faz migrações frequentes pela Europa. Ocorre em lagos e lagoas, por vezes temporários, preferindo locais quentes para se reproduzir. Ortétrum-das-escorrências, como o nome comum indica, ocorre em cursos de água de pequena dimensão, embora também apareça em rios e barragens. É uma espécie pioneira na colonização de novos habitats. A sua presença este ano em Monsanto pode estar relacionada com a maior pluviosidade nos meses de primavera, aumentando a água disponível no parque 

Como foi referido várias vezes no dia 2 de julho, para conhecer a diversidade de insetos de Monsanto, em particular as suas libélulas e borboletas, seria conveniente iniciar um programa de monitorização que contasse com a participação dos lisboetas. São excelentes bioindicadores, têm um elevado valor estético, e despertam cada vez mais interesse junto do público. 

 

Para conhecer os resultados globais do BioBlitz Monsanto 2016:

http://www.biodiversity4all.org/index.cfm?p=93EB28D7-0A3E-EC9E-E9034171A3164B4F

Para mais informações sobre a NEI 2016:

https://www.facebook.com/noitedosinvestigadores1415

Other Articles

  • Portugal disponibiliza 150 mil euros para o Parque Nacional da Gorongosa, no âmbito do Programa de Cooperação com a ULisboa

    Others Portugal disponibiliza 150 mil euros para o Parque Nacional da Gorongosa, no âmbito do Programa de Cooperação com a ULisboa

  • As duas nomeadas por Portugal ao Prémio GBIF Jovens Investigadores 2019 fazem parte do cE3c

    Others As duas nomeadas por Portugal ao Prémio GBIF Jovens Investigadores 2019 fazem parte do cE3c

  • cE3c apoia 2ª edição do Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência, organizado pelo MUHNAC

    Others cE3c apoia 2ª edição do Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência, organizado pelo MUHNAC

  • cE3c marcou presença na 3ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal

    Others cE3c marcou presença na 3ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal

  • Rui Carvalho, estudante de doutoramento no cE3c, representa Portugal na Final Internacional do FameLab 2019

    Others Rui Carvalho, estudante de doutoramento no cE3c, representa Portugal na Final Internacional do FameLab 2019