News

Primeira cria de Lince Ibérico na natureza confirmada em Portugal


Photos Gallery

7/05/2016

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) anunciou esta quinta-feira 5 de maio a confirmação da existência da primeira ninhada de lince-ibérico no Parque Natural do Vale do Guadiana.

Foi fotografada uma cria de cerca de 45 dias acompanhando a sua progenitora, Jacarandá, a primeira fêmea a ser solta em Portugal no dia 16 de Dezembro de 2014. Cria e mãe foram identificadas através dos procedimentos de monitorização instalados na Herdade das Romeiras pela equipa de seguimento.

Jacarandá foi solta no âmbito do Programa LIFE+ Iberlince (LIFE10NAT/ES/570), em conjunto com Katmandú, no cercado de solta branda da Herdade das Romeiras e posteriormente libertada a 1 de Fevereiro de 2015. Jacarandá nasceu em 2012 no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico em Silves, filha de Flora e Foco.

Considera-se este acontecimento como um marco na conservação do lince-ibérico uma vez que é a primeira reprodução em ambiente natural com êxito comprovado em território nacional desde há décadas.

O cE3c assinou o Plano de Acção para a Conservação do Lince Ibérico em Portugal (PACLIP), estando representado na Comissão Executiva pelo investigador Francisco Petrucci-Fonseca.

Other Articles

  • Já é possível acompanhar, em tempo real, o estado do tempo na Herdade da Ribeira Abaixo

    Others Já é possível acompanhar, em tempo real, o estado do tempo na Herdade da Ribeira Abaixo

  • cE3c representado na Final Nacional do FameLab Portugal 2019

    Others cE3c representado na Final Nacional do FameLab Portugal 2019

  • Sara Magalhães eleita Vice-presidente da Sociedade Europeia de Biologia Evolutiva (ESEB)

    Others Sara Magalhães eleita Vice-presidente da Sociedade Europeia de Biologia Evolutiva (ESEB)

  • ScientistAtWork 2019: Bárbara Cartagena-Matos é uma das distinguidas no concurso de fotografia da Nature

    Others ScientistAtWork 2019: Bárbara Cartagena-Matos é uma das distinguidas no concurso de fotografia da Nature

  • Catástrofe em Moçambique, Zimbabwe e Malawi: Guardas-florestais do Parque da Gorongosa organizam esforço de resgate após ciclone Idai

    Others Catástrofe em Moçambique, Zimbabwe e Malawi: Esforço de resgate pelos guardas-florestais do Parque Nacional da Gorongosa