News

Há Ciência em Lisboa! Biodiversidade para a sua saúde e bem-estar

No âmbito da Noite Europeia dos Investigadores 2015, o cE3c organiza um evento destinado a todos os interessados em conhecer melhor a biodiversidade da Quinta das Conchas (19 Setembro das 10h00 às 13h00) que contribuem para a nossa saúde e bem-estar.

Hoje a maioria das pessoas vive em cidades e os espaços verdes em ambiente urbano desempenham um papel importante ao providenciarem serviços ecológicos fundamentais para a saúde e o bem-estar humano. Qualidade do ar, regulação do microclima, redução de ruído e controle de inundações são alguns dos principais serviços relacionados com a biodiversidade e prestados pelos espaços verdes, mas os chamados serviços culturais também são particularmente importantes nas cidades. Tais serviços incluem, entre outros, recreação, a recuperação de situações de stress e oportunidades educacionais, todos de grande importância para o bem-estar da população, mas não totalmente entendidos como tal. Avaliar como os habitantes interagem com e beneficiam dos espaços verdes urbanos e como reconhecem e valorizam dos serviços fornecidos relacionados com a biodiversidade, é o objetivo de uma equipa pluridisciplinar de investigadores da Universidade de Lisboa. Para tal têm desenvolvido amostragens de campo em vários espaços verdes urbanos da cidade de Lisboa para avaliar a diversidade de vários grupos biológicos que incluem líquenes, plantas vasculares, borboletas, aves e mamíferos. Complementarmente realizam questionários para avaliar a motivação dos cidadãos para a visitar os referidos espaços verdes e o qual o valor que atribuem à biodiversidade e aos serviços por ela prestados. Nesta atividade, a ser realizada na Quinta das Conchas, pretendemos envolver os cidadãos nas atividades de investigação, demonstrando os métodos de amostragem e os critérios para identificação de espécies dos diferentes grupos biológicos, ilustrando ainda os serviços por eles prestados em prol do bem-estar e da saúde humana. Venha ser investigador por um dia!

 

Investigadores envolvidos:

Margarida Santos-Reis, Cristina Branquinho, Otília Correia, Pedro Pinho, Paula Gonçalves, Ana Filipa Grilo, Paula Matos, Joana Vieira, Patrícia Garcia Pereira, Ana Luz, Adriana Príncipe

Local:

Quinta das Conchas

Ponto de encontro:

Café da quinta das conchas às 10h00

Número de participantes:

Mínimo 5

Máximo 40

Inscreva-se em http://noitedosinvestigadores.org

Other Articles

  • CHANGE promove workshop “Ciência e Políticas Públicas: Como Conseguir Pontes?” para investigadores CE3C

    Courses CHANGE promove workshop “Ciência e Políticas Públicas: Como Conseguir Pontes?” para investigadores CE3C

  • O sucesso do Curso de Outono em Gestão de Risco Climático

    Courses O sucesso do Curso de Outono em Gestão de Risco Climático

  • Tecnologia ao serviço da ecologia: curso avançado estreia-se com sucesso na Herdade da Ribeira Abaixo

    Courses Tecnologia ao serviço da ecologia: curso avançado estreia-se com sucesso na Herdade da Ribeira Abaixo

  • Curso sobre Agricultura de Precisão e Tecnologias de Deteção “in Situ”

    Courses Curso sobre Agricultura de Precisão e Tecnologias de Deteção “in Situ”

  • Summer Course on "Island Biogeography and Macroecology"

    Courses Summer Course on "Island Biogeography and Macroecology"