News

Frontiers in E3: um balanço da edição de 2019 do Encontro Anual do cE3c


Photos Gallery

13/07/2019. Texto de Marta Daniela Santos.

Cerca de 140 investigadores do cE3c reuniram-se no Museu Nacional de História Natural e da Ciência nos dias 1 e 2 de julho para mais uma edição do Encontro Anual, que incluiu Conferências Plenárias e workshops interdisciplinares e a atribuição das já tradicionais distinções anuais a membros do centro.

Na sua quinta edição, o Encontro Anual do cE3c rumou pela primeira vez ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) - poucos dias depois de o centro ter recebido pela segunda vez consecutiva a classificação de “Excelente” no processo de avaliação nacional das Unidades de I&D 2017/2018, realizado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Os cerca de 140 investigadores que participaram ao longo dos dois dias do Encontro puderam assistir a 3 Conferências Plenárias, 26 comunicações orais, 31 posters e 3 workshops. Mas o Encontro Anual foi muito mais do que apenas números.

O arranque do Encontro contou com a presença do Ministro do Ambiente e Transição Energética de Portugal, João Pedro Matos Fernandes, na sessão de abertura (com visibilidade na comunicação social - por exemplo aqui). Também o Vice-Reitor da Universidade de Lisboa, José Manuel Pinto Paixão, nos honrou com a sua presença na sessão de encerramento.

As três Conferências Plenárias foram como já é usual abertas a todos os interessados. O Auditório Manuel Valadares encheu-se para ouvir Henrique Leitão (Centro Interuniversitário de História das Ciências e Tecnologia, CIUHCT - FCUL), Maria Alice Pinto (Centro de Investigação da Montanha, CIMO - IPB) e Tiago André Marques (Centro de Estatística e Aplicações, CEAUL - FCUL) (resumos das conferências plenárias disponíveis aqui).

Como já é tradição, no Encontro Anual foram anunciadas as seguintes distinções, que pretendem assinalar o mérito do trabalho desenvolvido no centro e apresentado no Encontro:

- PhD Merit Award 2019, atribuído a Cristina Antunes, investigadora do grupo ‘Environmental Stress & Functional Ecology - ESFE’ (cE3c).

- Best Talk Award, atribuído em ex-aequo a:
- Joana Hancock, estudante de doutoramento no grupo ‘Tropical and Mediterranean Biodiversity - TMB’, com a talk “Genetic characterization of green turtles (Chelonia mydas) from São Tomé and Príncipe: insights on species recruitment and dispersal in the Gulf of Guinea”.
- Paula Gonçalves, estudante de doutoramento no grupo ‘Conservation in Socio-Ecological Systems - CSES’, com a talk “Socio-ecological performance of Lisbon urban parks: an indicator approach framed by the BCD concept”.

- Best Poster Award, atribuído a Maria João Verdasca, estudante de doutoramento no grupo ‘Conservation in Socio-Ecological Systems - CSES’ e primeira autora do poster “Niche shifts of an invasive predator of native bees: contrasting patterns from the two European invasion fronts”.

Durante o Encontro houve também oportunidade para uma visita guiada ao Jardim Botânico, no final do primeiro dia - conduzida pela investigadora Raquel Barata (cE3c; MUHNAC). Na tarde do segundo dia, realizaram-se pela primeira vez no Encontro Anual três workshops em paralelo, sobre visualização de dados em R, cientistas e os media, e ciência aberta (open science) - por Inês Fragata (cE3c-FCUL), Marta Daniela Santos (cE3c-FCUL) e Rui Figueira (ISA-ULisboa; GBIF), respetivamente.

A edição de 2020 do Encontro Anual do cE3c irá realizar-se nos Açores, em data a anunciar - à semelhança do que aconteceu em 2017, quando o Encontro Anual viajou até Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel.

Other Articles

  • Comunidade internacional de ecólogos reunida em Lisboa para Congresso da Federação Europeia de Ecologia

    Conference Comunidade internacional de ecólogos esteve reunida em Lisboa para Congresso da Federação Europeia de Ecologia

  • Mais de uma centena de investigadores reúne-se esta semana em Lisboa para Simpósio de Botânica marcado pela sustentabilidade

    Conference Mais de uma centena de investigadores estiveram reunidos em Lisboa para Simpósio de Botânica marcado pela sustentabilidade

  • O cE3c no Encontro Ciência 2019

    Conference O cE3c no Encontro Ciência 2019

  • Cerca de 1200 pessoas discutiram adaptação às alterações climáticas na ECCA 2019

    Conference Cerca de 1200 pessoas discutiram a adaptação às alterações climáticas na ECCA 2019

  • Encontro Anual cE3c 2019: Conferências Plenárias abertas ao público a 1 e 2 de julho!

    Conference Encontro Anual cE3c 2019: Conferências Plenárias abertas ao público a 1 e 2 de julho!