News

Portugal disponibiliza 150 mil euros para o Parque Nacional da Gorongosa, no âmbito do Programa de Cooperação com a ULisboa

12/06/2019. Texto de Marta Daniela Santos.

O Governo de Portugal vai disponibilizar 150 mil euros para ações de formação e capacitação em conservação no Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique. Esta medida surge no âmbito do Programa de Cooperação existente desde 2017 entre a Universidade de Lisboa e o Parque, no qual o cE3c está ativamente envolvido através da Faculdade de Ciências, uma das duas escolas da ULisboa envolvidas neste Programa de Cooperação a par com o Instituto Superior de Agronomia, instituição coordenadora.

Este apoio de 150 mil euros vai permitir a construção e melhoria de infra-estruturas para o ensino do Mestrado em Biologia de Conservação, a primeira componente que resultou do Programa de Cooperação entre a Universidade de Lisboa e o Parque Nacional da Gorongosa. O Mestrado nasceu ao abrigo de um consórcio entre o Parque, a Universidade do Lúrio, a Universidade do Zambeze e o Instituto Superior Politécnico de Manica, estando a equipa portuguesa da Ulisboa ativamente envolvida desde a sua concepção à sua implementação, tendo também uma forte componente de docência e participação na comissão de gestão e no conselho científico.

A medida foi anunciada por João Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e Transição Energética português, no passado dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Marcaram presença na assinatura do Protocolo as investigadoras Cristina Máguas - em representação do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais - cE3c e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - e Ana Ribeiro - em representação do Instituto Superior de Agronomia.

Através deste apoio às ações de formação e capacitação em conservação de cientistas moçambicanos, o Protocolo irá permitir contribuir para a proteção do património natural do Parque Nacional da Gorongosa e combater as alterações climáticas e os seus impactos.

Em vigor desde 2017, o Programa de Cooperação entre a Universidade de Lisboa e o Parque Nacional da Gorongosa surgiu por solicitação do Parque e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, com base nos mais de 10 anos de experiência da equipa da ULisboa no terreno.

O Parque Nacional da Gorongosa está situado na extremidade sul o Vale do Rift do leste Africano, sendo “o principal parque nacional de vida selvagem de Moçambique” e lar de “alguns dos ecossistemas biologicamente mais ricos e geologicamente mais diversos do continente”, como se pode ler no protocolo.

Other Articles

  • As duas nomeadas por Portugal ao Prémio GBIF Jovens Investigadores 2019 fazem parte do cE3c

    Others As duas nomeadas por Portugal ao Prémio GBIF Jovens Investigadores 2019 fazem parte do cE3c

  • cE3c apoia 2ª edição do Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência, organizado pelo MUHNAC

    Others cE3c apoia 2ª edição do Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência, organizado pelo MUHNAC

  • cE3c marcou presença na 3ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal

    Others cE3c marcou presença na 3ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal

  • Rui Carvalho, estudante de doutoramento no cE3c, representa Portugal na Final Internacional do FameLab 2019

    Others Rui Carvalho, estudante de doutoramento no cE3c, representa Portugal na Final Internacional do FameLab 2019

  • Já é possível acompanhar, em tempo real, o estado do tempo na Herdade da Ribeira Abaixo

    Others Já é possível acompanhar, em tempo real, o estado do tempo na Herdade da Ribeira Abaixo