News

Rui Carvalho, estudante de doutoramento no cE3c, representa Portugal na Final Internacional do FameLab 2019


Photos Gallery

16/05/2019. Texto adaptado da comunicação oficial do GBA por Marta Daniela Santos.

Rui Carvalho, estudante de doutoramento no Grupo da Biodiversidade dos Açores do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, na Universidade dos Açores, vai representar Portugal na final internacional da edição de 2019 do concurso de comunicação de ciência FameLab, que vai ter lugar em Cheltenham, no Reino Unido, a 5 e 6 de junho. 

Rui Carvalho foi o vencedor da final nacional do FameLab Portugal, o conhecido concurso internacional de comunicação de ciência que desafia os concorrentes a apresentar um tema científico à escolha em três minutos de forma cativante e rigorosa, sem recurso a quaisquer audiovisuais.

A final nacional reuniu doze concorrentes na Universidade Católica do Porto, no passado dia 28 de abril. Na sua apresentação, intitulada "Aranhas: vilãs ou vítimas?", Rui Carvalho abordou como a cultura de medo e desconfiança gera ações injustas para com estes animais, propondo que se deixe o conhecimento e a curiosidade mudar a perceção que existe sobre este grupo de animais. O vídeo da sua apresentação está disponível aqui.

A mensagem da apresentação baseia-se no projeto de divulgação de ciência Já devias ter idade para deixar de ter medo de aranhas" criado por Rui Carvalho e Andreia Albernaz Valente, apresentado pela primeira vez no Congresso SciComPT 2018. A 26 de maio os autores estarão no Centro de Ciência de Angra do Heroísmo com a peça "Teias de imaginação", dirigida a famílias (cartaz à esquerda).

Rui Carvalho iniciou o seu percurso neste concurso com a vitória no concurso “Fala Ciência? – Comunicar ciência nos Açores”, que lhe deu o apuramento direto para as semifinais nacionais do FameLab Portugal. Os doze finalistas apurados nas duas semifinais do concurso, que se realizaram nos dias 6 e 7 de abril, frequentaram uma masterclass em comunicação com Mathew Tosh, locutor e consultor de espetáculos de ciência.

Em 2019 o FameLab assinala a sua décima edição em Portugal, contando com o apoio da Ciência Viva e do British Council.

Other Articles

  • Portugal disponibiliza 150 mil euros para o Parque Nacional da Gorongosa, no âmbito do Programa de Cooperação com a ULisboa

    Others Portugal disponibiliza 150 mil euros para o Parque Nacional da Gorongosa, no âmbito do Programa de Cooperação com a ULisboa

  • As duas nomeadas por Portugal ao Prémio GBIF Jovens Investigadores 2019 fazem parte do cE3c

    Others As duas nomeadas por Portugal ao Prémio GBIF Jovens Investigadores 2019 fazem parte do cE3c

  • cE3c apoia 2ª edição do Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência, organizado pelo MUHNAC

    Others cE3c apoia 2ª edição do Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência, organizado pelo MUHNAC

  • cE3c marcou presença na 3ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal

    Others cE3c marcou presença na 3ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal

  • Já é possível acompanhar, em tempo real, o estado do tempo na Herdade da Ribeira Abaixo

    Others Já é possível acompanhar, em tempo real, o estado do tempo na Herdade da Ribeira Abaixo