News

Estratégias e medidas de adaptação e sustentabilidade do Montado a 8 de maio em Grândola, na Herdade da Ribeira Abaixo


Photos Gallery

6/05/2019. Texto de Marta Daniela Santos.

No próximo dia 8 de maio terá lugar o Dia Aberto do projeto LIFE Montado-Adapt na Herdade da Ribeira Abaixo, em Grândola. Neste evento será dado a conhecer o trabalho que está a ser desenvolvido nesta que é uma das doze áreas-piloto do projeto, para promover a sua adaptação às alterações climáticas e aumentar a sua sustentabilidade. A participação é gratuita mediante inscrição prévia aqui.

O Montado, paisagem tradicional e principal sustento da economia das zonas rurais do Alentejo, encontra-se atualmente em declínio devido à interação de diversos fatores: uns de escala mundial, como as alterações climáticas, e outros de escala local, como a gestão das explorações. Conhecer estes fatores, e as características deste ecossistema – que combina agricultura, floresta e pecuária – é fundamental para uma gestão eficiente.

Este Dia Aberto tem por objetivo dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelo projeto LIFE Montado-Adapt – um projeto de impulso à adaptação do montado a decorrer em simultâneo em Portugal e Espanha – na Herdade da Ribeira Abaixo, estação de campo do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c e uma das doze áreas-piloto do projeto.

O evento terá início às 14h00 e contará com a presença da Presidência da Câmara Municipal de Grândola e da Direção da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, parceira científica do projeto. Após a apresentação do projeto LIFE Montado-Adapt e da investigação científica atualmente desenvolvida na Herdade da Ribeira Abaixo, será realizada uma visita guiada à Herdade, demonstrando os trabalhos que estão a ser desenvolvidos para promover a sua adaptação às alterações climáticas e aumentar a sua sustentabilidade do ponto de vista económico, social e ambiental. O programa do evento está disponível aqui.

Durante a manhã, os alunos do 12º ano do Curso Técnico de Produção Agrícola da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural e Agrícola de Grândola participarão numa ação de Educação Ambiental. Os futuros atores do Montado terão várias actividades educativas sobre a temática da adaptação do Montado às Alterações Climáticas.

O Projeto LIFE Montado-Adapt é coordenado pela Associação de Defesa do Património de Mértola (APDM) e resulta do trabalho de uma equipa multidisciplinar, que integra diferentes entidades públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, bem como proprietários e gestores de montados em Portugal. O projeto implementa o Sistema Integrado de Gestão do Montado (SIGM) em doze herdades públicas e privadas no Alentejo, Andaluzia e Extremadura, designadas como áreas-piloto, para promover a sua maior sustentabilidade.

O Dia Aberto do projeto LIFE Montado-Adapt na Herdade da Ribeira Abaixo é organizado pela Associação de Defesa do Património de Mértola (APDM) e pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). A participação é gratuita mediante inscrição prévia obrigatória, pois o número de participantes é limitado. Inscrições através do formulário disponível aqui.

Other Articles

  • Ajude a conhecer melhor as cigarras de Portugal com o seu telemóvel

    Project Ajude a conhecer melhor as cigarras de Portugal com o seu telemóvel

  • Workshop sobre anfíbios e répteis de Portugal reúne especialistas na FCUL no âmbito do projeto PORBIOTA

    Project Workshop sobre anfíbios e répteis de Portugal reúne especialistas na FCUL no âmbito do projeto PORBIOTA

  • cE3c envolvido no Programa de Cooperação entre ULisboa e Parque Nacional da Gorongosa, que permite oferta de equipamento para apoiar café da Gorongosa

    Project cE3c envolvido no Programa de Cooperação entre ULisboa e Parque Nacional da Gorongosa, que permite oferta de equipamento para apoiar café da Gorongosa

  • Estamos à procura de voluntários em Lisboa para campanha de ciência-cidadã!

    Project Estamos à procura de voluntários em Lisboa para campanha de ciência-cidadã!

  • Rede europeia ECOLISE publica novo relatório

    Project Rede europeia ECOLISE publica novo relatório