News

World Bee Day: A Ciência das Abelhas | 20 de maio, FCUL


Photos Gallery

24/05/2019. Texto de Marta Daniela Santos.

No dia 20 de maio venha celebrar connosco o Dia Mundial das Abelhas, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa! São várias as atividades a decorrer ao longo de todo o dia, que irão dar a conhecer a diversidade e importância destes insetos. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia obrigatória aqui. O mapa com as localizações das várias atividades está disponível à esquerda.

O cE3c associa-se à celebração do Dia Mundial das Abelhas, data declarada em 2017 pela Organização das Nações Unidas e pela primeira vez assinalada a nível mundial no ano passado, com o objetivo de alertar para o papel fundamental destes animais polinizadores para a sociedade.

Nesta iniciativa a 20 de maio em Ciências ULisboa, a manhã será preenchida por um ciclo de palestras: entre as 9h30 e as 13h00, vários investigadores irão dar a conhecer o trabalho que desenvolvem nesta área. O programa das palestras está disponível no final desta página; o livro de resumos está disponível aqui. 

Entre a 14h30 e as 16h00 terá lugar o Bee-Bioblitz FCUL – com ponto de encontro junto à horta da FCUL – em que os participantes irão procurar e conhecer as abelhas do campus de Ciências ULisboa e os seus hábitos, participando ao mesmo tempo num projeto internacional de amostragem por ciência-cidadã.

A tarde termina com um workshop prático de identificação de abelhas, entre as 16h00 e as 17h00, que irá fornecer as ferramentas básicas para identificar alguns dos muitos géneros de abelhas selvagens existentes em ambiente urbano – incluindo as abelhas recolhidas durante a tarde no Bee-Bioblitz.

O programa de atividades está disponível no cartaz à esquerda. Recordamos que a participação é gratuita mediante inscrição prévia obrigatória, aqui.

A organização desta iniciativa está a cargo da SPEN - Sociedade Portuguesa de Entomologia, dos pólos de Ciências ULisboa do cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais e do CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, e da Associação Biodiversity4All.

 

PROGRAMA GERAL:

9h30-13h00: Ciclo de palestras, Sala 1.3.23 (Anfiteatro FCIÊNCIAS.ID)

14h30-16h00: Bee-Bioblitz FCUL. Ponto de encontro: relvado junto à Horta FCUL

16h00-17h00: Workshop de identificação de abelhas "Urban Bees - A closer look to our friendly neighbours" (Miguel Azevedo) – Sala 2.3.34.

 

PROGRAMA DO CICLO DE PALESTRAS (Livro de resumos disponível aqui):

09h30: Apresentação. FCUL, CE3C, CESAM, SPEN

09h50: Andreia Albernaz Valente. Abelhas? Muito mais que mel.

10h05: Isabel Marques. O que nos podem dizer as redes de interações polinizadores-plantas sobre a qualidade dos ecossistemas?

10h20: Carla Rego. Projeto 2gether - À descoberta das interações entre insetos e plantas.

10h35: Ricardo Costa. Os polinizadores do massaroco (Echium candicans).

10h50: Carlos Figueiredo. Diversidade de Polinizadores em áreas vinícolas em produção biológica.

11h05-11h30: Coffee-break

11h30: Andreia Penado. O impacto do abandono agrícola sobre a comunidade de abelhas no Nordeste de Portugal.

11h45: Orianne Rollin. Effect of massively bee introduction.

12h00: Sofia Seabra. Ocorrência de hibridação entre abelhões comerciais e nativos – potenciais riscos e medidas de gestão.

12h15: Maria João Verdasca. Dinâmica da invasão da Vespa velutina na Europa.

12h30-13h15: Fórum de discussão

Other Articles

  • 9ª Jornada Teórico-Prática em Voláteis e Óleós Essenciais

    Conference 9ª Jornada Teórico-Prática em Voláteis e Óleos Essenciais

  • Implementing an integrated system to enhance genomic surveillance of emerging and reemerging viral threats in South America

    Conference Implementing an integrated system to enhance genomic surveillance of emerging and reemerging viral threats in South America

  • The evolution of developmental biases explains 80 million years of divergent phenotypic rates

    Conference The evolution of developmental biases explains 80 million years of divergent phenotypic rates

  • Genomic dynamics and evolution of bacteria and microbial communities

    Conference Genomic dynamics and evolution of bacteria and microbial communities

  • Soil thermophilic as plant growth promoting rhizobacteria

    Conference Soil thermophilic as plant growth promoting rhizobacteria