News

Distribuição do texugo-europeu em Portugal

17/03/2019. Texto de Luís Miguel Rosalino, editado por Marta Daniela Santos. Fotografia de Kókay Szabolcs, disponível aqui.

Um novo estudo publicado na revista Scientific Reports estima pela primeira vez a distribuição nacional do texugo-europeu (Meles meles), revelando que este predador tem uma distribuição generalizada, embora fragmentada, em Portugal. O estudo é liderado pelo investigador Luís Miguel Rosalino (cE3c), numa colaboração com investigadores de várias instituições portuguesas e espanholas.

Uma vez que a distribuição do texugo-europeu (Meles meles) parece ser determinada por condições climáticas – como por exemplo a temperatura e a precipitação - e pela composição da paisagem, os investigadores estimam que, tendo em conta os cenários de alterações climáticas e de uso do solo, o texugo apresente, em 2040 uma contração para norte da área de distribuição, uma vez que as zonas meridionais do país apresentação condições menos propícias para a espécie.

Este estudo é mais uma evidência de como as alterações globais têm um impacto direto na biodiversidade e da necessidade de compreender os seus efeitos para assegurar a manutenção dos valores naturais de Portugal.

O estudo resulta da colaboração entre investigadores do cE3c, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; do CESAM, na Universidade de Aveiro, e do CIBIO-InBIO, na Universidade do Porto; bem como da Universidade Autónma de Barcelona, Universidade de Santiago de Compostela e Universidade Rey Juan Carlos, em Espanha.

 

Referência do artigo: 

Rosalino, L.M., Guedes, D., Cabecinha, D., Serronha, A., Grilo, C., Santos-Reis, M., Monterroso, P., Carvalho, J., Fonseca, C., Pardavila, X., Virgós, E. & Hipólito, D. (2019) Climate and landscape changes as driving forces for future range shift in southern populations of the European badger. Scientific Reports9, 3155. https://doi.org/10.1038/s41598-019-39713-1

Other Articles

  • Mar de plástico: Mediterrâneo é a área do mundo com maior risco para as ameaçadas aves marinhas

    Paper Mar de plástico: Mediterrâneo é a área do mundo com maior risco para as ameaçadas aves marinhas

  • Combater a extinção social das plantas e da botânica de telemóvel na mão

    Paper Combater a extinção social das plantas e da botânica de telemóvel na mão

  • Gestão de biodiver-cidades: conhecimento sobre as espécies assegura funcionamento da infraestrutura verde

    Paper Gestão de biodiver-cidades: conhecimento sobre as espécies assegura funcionamento da infraestrutura verde

  • Revista IBIS nomeia artigo de recém-doutorado do cE3c como um dos melhores do ano

    Paper Revista IBIS nomeia artigo de recém-doutorado do cE3c como um dos melhores do ano

  • Estudo mundial alerta para a degradação das zonas áridas devido ao aumento do pastoreio

    Paper Estudo mundial alerta para a degradação das zonas áridas devido ao aumento do pastoreio