News

Várias investigadoras e colaboradoras do cE3c homenageadas na nova edição do livro “Mulheres na Ciência” da Ciência Viva


Photos Gallery

8/03/2019. Texto de Marta Daniela Santos. Na foto, da esquerda para a direita: Cristina Branquinho, Cristina Máguas, Margarida Santos-Reis, Ana Elisabete Pires, Maria Manuel Romeiras.

Foto de Ana Elisabete Pires: Rodrigo Cabrita. Foto de Cristina Branquinho: Gonçalo F. Santos. Fotos de Cristina Máguas, Maria Manuel Romeiras e Margarida Santos-Reis: Rita Carmo.

Cristina Branquinho, Cristina Máguas e Margarida Santos-Reis, investigadoras do cE3c, bem como Ana Elisabete Pires e Maria Manuel Romeiras, colaboradoras do cE3c, são homenageadas na nova edição do livro “Mulheres na Ciência”, que reune mais de uma centena de testemunhos e retratos de investigadoras. O livro é apresentado na manhã desta sexta-feira, 8 de março, assinalando o Dia Internacional da Mulher. 

Nesta nova edição do livro, são homenageadas as investigadoras do cE3c:

  • Cristina Branquinho, investigadora do grupo ‘’Ecology of Environmental Change - eChanges’ (cE3c) e docente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Perfil ‘Mulheres na Ciência’ aqui.
  • Cristina Máguas, atual Coordenadora do cE3c, investigadora do grupo ‘Environmental Stress & Functional Ecology - ESFE’ (cE3c), docente da FCUL. Atual Presidente da Federação Europeia de Ecologia (EEF). Perfil ‘Mulheres na Ciência’ aqui.
  • Margarida Santos-Reis, Subdiretora da FCUL, Coordenadora do cE3c entre 2008-2017, investigadora do grupo ‘Conservation in Socio-Ecological Systems - CSES’ (cE3c). Perfil ‘Mulheres na Ciência’ aqui.

E também as colaboradoras:

  • Ana Elisabete Pires, colaboradora externa do grupo ‘Conservation in Socio-Ecological Systems - CSES’ (cE3c). Perfil ‘Mulheres na Ciência’ aqui.
  • Maria Manuel Romeiras, colaboradora externa do grupo ‘Environmental Stress & Functional Ecology - ESFE’ (cE3c). Perfil ‘Mulheres na Ciência’ aqui.

A nova edição do livro “Mulheres na Ciência” reune 109 testemunhos e retratos de mulheres cientistas, fotografadas a preto e branco por Augusto Brázio, Gonçalo F. Santos, Rita Carmo e Rodrigo Cabrita. O evento de lançamento conta com a presença das cientistas homenageadas e de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Esta nova edição do livro sucede à que foi apresentada em 2016 pela Ciência Viva, que reunia 137 retratos de mulheres cientistas. Também as investigadoras do cE3c Maria Amélia Martins-Loução e Sara Magalhães (cE3c-FCUL) já haviam sido homenageadas em anos anteriores e constam da galeria de fotografias “Mulheres na Ciência”.

Other Articles

  • Dois investigadores do cE3c distinguidos na edição de 2019 do Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias

    Others Dois investigadores do cE3c distinguidos na edição de 2019 do Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias

  • Portugal disponibiliza 150 mil euros para o Parque Nacional da Gorongosa, no âmbito do Programa de Cooperação com a ULisboa

    Others Portugal disponibiliza 150 mil euros para o Parque Nacional da Gorongosa, no âmbito do Programa de Cooperação com a ULisboa

  • As duas nomeadas por Portugal ao Prémio GBIF Jovens Investigadores 2019 fazem parte do cE3c

    Others As duas nomeadas por Portugal ao Prémio GBIF Jovens Investigadores 2019 fazem parte do cE3c

  • cE3c apoia 2ª edição do Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência, organizado pelo MUHNAC

    Others cE3c apoia 2ª edição do Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência, organizado pelo MUHNAC

  • cE3c marcou presença na 3ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal

    Others cE3c marcou presença na 3ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal