News

Várias investigadoras e colaboradoras do cE3c homenageadas na nova edição do livro “Mulheres na Ciência” da Ciência Viva


Photos Gallery

8/03/2019. Texto de Marta Daniela Santos. Na foto, da esquerda para a direita: Cristina Branquinho, Cristina Máguas, Margarida Santos-Reis, Ana Elisabete Pires, Maria Manuel Romeiras.

Foto de Ana Elisabete Pires: Rodrigo Cabrita. Foto de Cristina Branquinho: Gonçalo F. Santos. Fotos de Cristina Máguas, Maria Manuel Romeiras e Margarida Santos-Reis: Rita Carmo.

Cristina Branquinho, Cristina Máguas e Margarida Santos-Reis, investigadoras do cE3c, bem como Ana Elisabete Pires e Maria Manuel Romeiras, colaboradoras do cE3c, são homenageadas na nova edição do livro “Mulheres na Ciência”, que reune mais de uma centena de testemunhos e retratos de investigadoras. O livro é apresentado na manhã desta sexta-feira, 8 de março, assinalando o Dia Internacional da Mulher. 

Nesta nova edição do livro, são homenageadas as investigadoras do cE3c:

  • Cristina Branquinho, investigadora do grupo ‘’Ecology of Environmental Change - eChanges’ (cE3c) e docente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Perfil ‘Mulheres na Ciência’ aqui.
  • Cristina Máguas, atual Coordenadora do cE3c, investigadora do grupo ‘Environmental Stress & Functional Ecology - ESFE’ (cE3c), docente da FCUL. Atual Presidente da Federação Europeia de Ecologia (EEF). Perfil ‘Mulheres na Ciência’ aqui.
  • Margarida Santos-Reis, Subdiretora da FCUL, Coordenadora do cE3c entre 2008-2017, investigadora do grupo ‘Conservation in Socio-Ecological Systems - CSES’ (cE3c). Perfil ‘Mulheres na Ciência’ aqui.

E também as colaboradoras:

  • Ana Elisabete Pires, colaboradora externa do grupo ‘Conservation in Socio-Ecological Systems - CSES’ (cE3c). Perfil ‘Mulheres na Ciência’ aqui.
  • Maria Manuel Romeiras, colaboradora externa do grupo ‘Environmental Stress & Functional Ecology - ESFE’ (cE3c). Perfil ‘Mulheres na Ciência’ aqui.

A nova edição do livro “Mulheres na Ciência” reune 109 testemunhos e retratos de mulheres cientistas, fotografadas a preto e branco por Augusto Brázio, Gonçalo F. Santos, Rita Carmo e Rodrigo Cabrita. O evento de lançamento conta com a presença das cientistas homenageadas e de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Esta nova edição do livro sucede à que foi apresentada em 2016 pela Ciência Viva, que reunia 137 retratos de mulheres cientistas. Também as investigadoras do cE3c Maria Amélia Martins-Loução e Sara Magalhães (cE3c-FCUL) já haviam sido homenageadas em anos anteriores e constam da galeria de fotografias “Mulheres na Ciência”.

Other Articles

  • Exposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa

    Others Exposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa

  • Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

    Others Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

  • Líquenes e glaciares, evolução de compostos voláteis e o cultivo da camarinha: estão escolhidos os 3 projetos vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

    Others Líquenes e glaciares, compostos voláteis e camarinhas: estão escolhidos os 3 projetos vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

  • 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados esta semana com exposição e bioblitz em Grândola

    Others 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados este fim-de-semana com exposição e bioblitz em Grândola

  • Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade

    Others Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade