News

Freira-das-Bermudas, uma das espécies marinhas pelágicas mais ameçadas do mundo

12/02/2019. Texto de Marta Daniela Santos.

Mónica Silva, investigadora de pós-doutoramento do cE3c (FCUL), está nas Bermudas no âmbito de um projeto que pretende estudar os movimentos no mar durante a época de nidificação da Freira-das-Bermudas (Pterodroma cahow), uma das espécies marinhas pelágicas mais ameaçadas do mundo.

Mónica Silva e Letizia Campioni (MARE-ISPA) encontram-se neste momento nas Bermudas a estudar as aves marinhas destas ilhas e, em particular, uma das espécies mais ameaçadas do mundo, a Freira das Bermudas.

“O nosso projeto visa estudar os movimentos no mar durante a época de nidificação de uma das espécies de aves marinhas pelágicas mais ameaçadas do mundo, a Freira-das-Bermudas (Pterodroma cahow), e de que forma a seleção de habitat as expõe a contaminantes oceânicos e afecta o seu sucesso reprodutor”, explica Mónica Silva.

"No âmbito de diferentes projetos recentemente financiados pela FCT, descobrimos que as ameaçadas Freira-da-Madeira e Freira-do-Bugio fazem viagens transatlânticas durante a incubação, chegando quase aos Grandes Bancos do Canadá, e será muito interessante investigar se as suas áreas de alimentação se sobrepõem com as das Freiras-das-Bermudas", acrescenta a investigadora.

Este projeto resulta de uma colaboração com o MARE-ISPA (Letizia Campioni, Paulo Catry), o CESAM-FCUL (José Pedro Granadeiro), o cE3c (FCUL) e Ilaria Marengo, especialista em SIG, bem como com o Departamento de Recursos Naturais e Ambiente das Bermudas, sendo financiado pelo Mohamed bin Zayed Species Conservation Fund.

Podem encontrar mais informações sobre este projeto aqui: http://www.nonsuchisland.com/blog/gps-trackers

Podem também espreitar a vista em 360º do local onde os investigadores estão a trabalhar, na foto partilhada por Mónica Silva, disponível aqui.

Other Articles

  • Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

    Project Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

  • Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

    Project Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

  • Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

    Project Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

  • GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

    Project GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

  • Logo Projeto GRAVITY

    Project Que biodiversidade habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa?