News

NitroSmash: um jogo de telemóvel que alerta para a importância do equilíbrio do nitrogénio no ambiente


Photos Gallery

6/02/2019. Texto adaptado por Marta Daniela Santos do comunicado emitido pelo NitroPortugal.

Já está disponível para download gratuito no Google Play o jogo NitroSmash, para Android. Trata-se de um jogo educativo sobre o papel do nitrogénio no ambiente, desenvolvido no âmbito do projeto europeu NitroPortugal, do qual o cE3c-FCUL é parceiro.

O NitroSmash é um jogo educativo que tem como principal objetivo impedir que moléculas de amoníaco (NH3) e óxido nitroso (N2O) atinjam a atmosfera – quanto mais moléculas forem impedidas de ir para a atmosfera, melhor será a qualidade do ar. No jogo, para que isto não aconteça estas moléculas têm de ser esmagadas.

O amoníaco (NH3) é emitido para a atmosfera principalmente pelos sistemas agrícolas e pecuários, podendo dar origem à chuva ácida caso não seja eliminado. Por seu lado, o óxido nitroso (N2O) é um gás com efeito de estufa, 300 vezes mais potente que o dióxido de carbono. No jogo, para representar a poluição atmosférica o ar começa a ficar mais escuro.

O jogo NitroSmash foi criado no âmbito do projeto europeu NitroPortugal – Strengthening Portuguese research and innovation capacities in the field of excess reactive nitrogen, que durante três anos estudou o impacto real do azoto em Portugal: um elemento fundamental para a vida, mas cujas atividades do homem – como a agricultura intensiva com recurso a fertilizantes sintéticos e a queima de combustíveis fósseis – têm levado a um excesso de azoto no ambiente, com graves consequências para a biodiversidade e para a qualidade do ar, da água e dos solos.

O projeto europeu NitroPortugal é coordenado pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. A equipa inclui investigadores do polo de Ciências ULisboa do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais - cE3c, do Centro de Ecologia e Hidrologia de Edimburgo, do Reino Unido e da Universidade de Aarhus, da Dinamarca.

Other Articles

  • Primeiro passo para a criação da Rede Portuguesa de Restauro Ecológico

    Project Primeiro passo para a criação da Rede Portuguesa de Restauro Ecológico

  • Exposição “Insetos em Ordem” chega a Santa Iria de Azóia

    Project Exposição “Insetos em Ordem” chega a Santa Iria de Azóia

  • Arranca amostragem pioneira no âmbito do projeto da Lista Vermelha de Invertebrados de Portugal

    Project Arranca amostragem pioneira no âmbito do projeto da Lista Vermelha de Invertebrados de Portugal

  • Primeira comunidade de energias renováveis em Portugal pode vir a nascer em São Luís, Odemira

    Project Primeira comunidade de energias renováveis em Portugal pode vir a nascer em São Luís, Odemira

  • Expedição à Antártida: líquenes como indicadores ecológicos de mudanças climáticas súbitas

    Project Expedição à Antártida: líquenes como indicadores ecológicos de mudanças climáticas súbitas