News

Filipe Duarte Santos no Programa “Cientistas no Palácio de Belém”


Photos Gallery

9/01/2018. Texto adaptado por Marta Daniela Santos a partir da informação disponibilizada pela Presidência da República, aqui. Crédito das fotografias: Presidência da República, disponíveis aqui.

O investigador Filipe Duarte Santos foi o convidado da sessão inaugural da segunda edição do Programa “Cientistas no Palácio de Belém”, esta terça-feira 8 de janeiro, na qual esteve presente o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Filipe Duarte Santos, investigador do cE3c, Professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), conversou sobre a evolução do clima no nosso planeta, a utilização atual dos recursos naturais globais e o problema das alterações climáticas com duas turmas de alunos do ensino secundário.

Participaram nesta sessão alunos do 10º ano da Escola Secundária Mouzinho da Silveira, em Portalegre, e alunos do 11º ano da Escola Secundária de Ponte da Barca.

O Presidente da República marcou presença na sessão, tendo alertado para a importância de trabalhar em conjunto para resolver o problema global das alterações climáticas: “Não é possível traçar fronteiras [no ambiente]”, alertou Marcelo Rebelo de Sousa.

Clique na imagem para aceder ao vídeo do discurso do Presidente da República após a conversa conduzida por Filipe Duarte Santos (vídeo surge no final da página)

Com o objetivo de aprofundar o interesse dos jovens pela atividade científica, a segunda edição do Programa “Cientistas no Palácio de Belém” irá decorrer até 27 de fevereiro. Conta com a participação de nove cientistas - Arlindo Oliveira, Carlos Fiolhais, Daniel Traça, Filipe Duarte Santos, Helena Carreiras, José Xavier, Miguel Bastos Araújo, Mónica Dias e Sobrinho Simões – e cerca de sete centenas de alunos do ensino secundário, representando 28 escolas de 27 concelhos de Portugal Continental. As sessões de apresentação e debate dos cientistas têm a duração aproximada de uma hora.

O Programa “Cientistas no Palácio de Belém” conta com a colaboração da Ciência Viva – Agência Nacional ara a Cultura Científica e Tecnológica, do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares.

Other Articles

  • Rui Carvalho, estudante de doutoramento no cE3c, representa Portugal na Final Internacional do FameLab 2019

    Others Rui Carvalho, estudante de doutoramento no cE3c, representa Portugal na Final Internacional do FameLab 2019

  • Já é possível acompanhar, em tempo real, o estado do tempo na Herdade da Ribeira Abaixo

    Others Já é possível acompanhar, em tempo real, o estado do tempo na Herdade da Ribeira Abaixo

  • cE3c representado na Final Nacional do FameLab Portugal 2019

    Others cE3c representado na Final Nacional do FameLab Portugal 2019

  • Sara Magalhães eleita Vice-presidente da Sociedade Europeia de Biologia Evolutiva (ESEB)

    Others Sara Magalhães eleita Vice-presidente da Sociedade Europeia de Biologia Evolutiva (ESEB)

  • ScientistAtWork 2019: Bárbara Cartagena-Matos é uma das distinguidas no concurso de fotografia da Nature

    Others ScientistAtWork 2019: Bárbara Cartagena-Matos é uma das distinguidas no concurso de fotografia da Nature