News

Filipe Duarte Santos no Programa “Cientistas no Palácio de Belém”


Photos Gallery

9/01/2018. Texto adaptado por Marta Daniela Santos a partir da informação disponibilizada pela Presidência da República, aqui. Crédito das fotografias: Presidência da República, disponíveis aqui.

O investigador Filipe Duarte Santos foi o convidado da sessão inaugural da segunda edição do Programa “Cientistas no Palácio de Belém”, esta terça-feira 8 de janeiro, na qual esteve presente o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Filipe Duarte Santos, investigador do cE3c, Professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), conversou sobre a evolução do clima no nosso planeta, a utilização atual dos recursos naturais globais e o problema das alterações climáticas com duas turmas de alunos do ensino secundário.

Participaram nesta sessão alunos do 10º ano da Escola Secundária Mouzinho da Silveira, em Portalegre, e alunos do 11º ano da Escola Secundária de Ponte da Barca.

O Presidente da República marcou presença na sessão, tendo alertado para a importância de trabalhar em conjunto para resolver o problema global das alterações climáticas: “Não é possível traçar fronteiras [no ambiente]”, alertou Marcelo Rebelo de Sousa.

Clique na imagem para aceder ao vídeo do discurso do Presidente da República após a conversa conduzida por Filipe Duarte Santos (vídeo surge no final da página)

Com o objetivo de aprofundar o interesse dos jovens pela atividade científica, a segunda edição do Programa “Cientistas no Palácio de Belém” irá decorrer até 27 de fevereiro. Conta com a participação de nove cientistas - Arlindo Oliveira, Carlos Fiolhais, Daniel Traça, Filipe Duarte Santos, Helena Carreiras, José Xavier, Miguel Bastos Araújo, Mónica Dias e Sobrinho Simões – e cerca de sete centenas de alunos do ensino secundário, representando 28 escolas de 27 concelhos de Portugal Continental. As sessões de apresentação e debate dos cientistas têm a duração aproximada de uma hora.

O Programa “Cientistas no Palácio de Belém” conta com a colaboração da Ciência Viva – Agência Nacional ara a Cultura Científica e Tecnológica, do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares.

Other Articles

  • Exposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa

    Others Exposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa

  • Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

    Others Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

  • Líquenes e glaciares, evolução de compostos voláteis e o cultivo da camarinha: estão escolhidos os 3 projetos vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

    Others Líquenes e glaciares, compostos voláteis e camarinhas: estão escolhidos os 3 projetos vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

  • 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados esta semana com exposição e bioblitz em Grândola

    Others 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados este fim-de-semana com exposição e bioblitz em Grândola

  • Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade

    Others Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade