News

UPDATE: A Concurso: Duas Bolsas de Investigação para Mestre

Encontram-se abertos dois concursos, cada um para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre (ou seja, um total de duas bolsas, no âmbito de dois projetos distintos), no período de 17 a 31 de dezembro de 2018. Os detalhes sobre cada uma das bolsas e projetos encontram-se detalhados em seguida.

Uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto ADAPTCLIMWARM - Real-time evolutionary response to climate warming: a multi-level approach in populations of contrasting biogeographical history:

Este projeto envolve a análise em tempo real das alterações evolutivas em populações laboratoriais sujeitas a um cenário de alterações climáticas (diferentes ambientes térmicos). Irá abordar diferentes níveis biológicos (fenotípico, cariotípico e genómico) para permitir um conhecimento integrado do processo de adaptação térmica.

Dá-se preferência a candidatos com formação académica em Biologia Evolutiva e/ou Bioinformática. Experiência em investigação na área de Evolução Experimental/ manutenção de populações laboratoriais/tratamento de dados genómicos e transcriptómicos será também ponderada favoravelmente.

O bolseiro estará envolvido em todas as tarefas do projecto com especial ênfase em: manutenção de populações laboratoriais (durante toda a duração da bolsa) e ensaios de características fenotípicas (tolerância e preferência térmica, life-histories). O bolseiro estará também envolvido nas tarefas associadas a análises de expressão génica (RNAseq) e posterior detecção de genes candidatos. 

O trabalho será desenvolvido no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), sob a orientação científica do Doutor Pedro Simões (https://bit.ly/2QF7wj5)

O edital desta bolsa está disponível à esquerda, em Português e Inglês, bem como em http://www.fc.ul.pt/concursos?perfil=3?refer=4  com o n.º 2646, e em https://bit.ly/2QqLJPP .

 

Uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto MICROEVOLD – Interação hospedeiro-microrganismo e a evolução do envelhecimento:

O objetivo principal deste projeto é averiguar de que forma a evolução do envelhecimento nas populações pode ser condicionada pelo grau de patogenicidade dos microrganismos presentes no meio ambiente. O(A) bolseiro(a) a ser contratado(a) participará na implementação da evolução experimental de populações do nemátode Caenorhabditis elegans em condições de tempo de reprodução contrastantes e interação com diferentes estirpes bacterianas. Das várias tarefas a executar incluem-se a preparação de meios de crescimento, propagação e manutenção de nematodes e de bactérias e possível caracterização de fenótipos de interesse.

O trabalho será desenvolvido no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) sob a orientação científica do Doutor Ivo Chelo.

O edital desta bolsa está disponível à esquerda, em Português e Inglês, bem como em http://ciencias.ulisboa.pt/concursos sob a referência 2647.

Other Articles

  • Open Call: One Special Regime Research Fellowship (BIRE) for Master

    New Positions Open Call: One Special Regime Research Fellowship (BIRE) for Master

  • Post-Doc Position Open To work in Azorean Biodiversity Group - Biodiversity Education

    New Positions Post-Doc Position Open To work in Azorean Biodiversity Group - Biodiversity Education

  • A Concurso: Uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para Mestre

    New Positions A Concurso: Uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para Mestre

  • Concurso Internacional de recrutamento de um Investigador Doutorado / International Selection Procedure – PhD Scientific Researcher Recruitment

    New Positions Concurso Internacional de recrutamento de um Investigador Doutorado / International Selection Procedure – PhD Scientific Researcher Recruitment

  • A concurso: Uma Bolsa de Investigação para Mestre / Open Call: One Research Fellowship for Master Degree

    New Positions A concurso: Uma Bolsa de Investigação para Mestre / Open Call: One Research Fellowship for Master Degree