News

Estudante de doutoramento do cE3c distinguido em Concurso Anual de Fotografia da Sociedade Britânica de Ecologia

1/12/2018. Texto resultado da colaboração entre Ana Simões (Área de Comunicação e Imagem FCUL) e Marta Daniela Santos.

Adrià López-Baucells, estudante de doutoramento no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - FCUL), é um dos premiados na edição de 2018 do concurso anual de fotografia da Sociedade Britânica de Ecologia (BES), Capturing Ecology.

Todos os anos, a Sociedade Britânica de Ecologia (BES) convida investigadores e estudantes de todo o mundo a submeter as suas melhores fotografias ao seu concurso anual, Capturing Ecology, através do qual pretende celebrar a Ecologia. Em cada uma das seis categorias do concurso são distinguidos dois vencedores – um investigador e um estudante.

Adrià Lòpez-Baucells, estudante do Programa Doutoral em Biodiversidade, Genética e Evolução (BIODIV) no cE3c (FCUL), foi o estudante vencedor na categoria principal, com a fotografia Shadows in the sky. No âmbito do seu projeto de doutoramento, sob a orientação dos investigadores Christoph Meyer e Jorge Palmeirim (cE3c), Adrià López Baucells, juntamente com o seu colega Ricardo Rocha (à data estudante de doutoramento no cE3c, atualmente colaborador do cE3c e investigador de pós-doutoramento na Universidade de Cambridge, Reino Unido), viveu durante dois anos na floresta amazónica, capturando e medindo morcegos. Durante uma dessas noites de amostragem de morcegos, Adrià tirou a fotografia premiada.

Shadows in the sky, a fringe-lipped bat sneaking up on a little yellow frog. ©: Adrià López-Baucells and British Ecological Society.

“Essa foto foi tirada em colaboração com o meu querido colega Oriol Massana. Não poderia estar mais grato… Ele ensinou-me tudo o que sei sobre fotografia e também me apresentou a tecnologia de feixe de infravermelho. A ideia dessa imagem nasceu entre nós quando descobrimos pela primeira vez esta espécie de morcego Trachops cirrhosis, comendo as minúsculas rãs amarelas”, recorda Adrià López-Baucells, que comenta ainda tratar-se de uma excelente oportunidade para ajudar na conservação da Amazónia e para conhecer outras pessoas que trabalham no mundo da fotografia da natureza.

Adrià foi também o vencedor da categoria “Indivíduos e Populações”, com duas fotografias: Flying in the rain e Climbing in the tropics. Esta categoria distingue fotografias que transmitam um olhar único para uma espécie no seu ambiente, sozinha ou inserida numa população.

Flying in the rain, a Seba's short-tailed bat in the Brazilian Amazon forest. ©: Adrià López-Baucells and British Ecological Society.

Climbing in the tropics, an anteater in the Brazilian Amazon rainforest. ©: Adrià López-Baucells and British Ecological Society.

As fotografias vencedoras vão ser exibidas na conferência anual da BES, em Birmingham, em Inglaterra, entre 16 e 19 de dezembro e que reunirá 1500 ecologistas de mais de 40 países. No próximo ano estas obras de arte também vão ser tema de uma exposição, a ter lugar na capital de Inglaterra, entre 21 e 27 de janeiro de 2019. Este concurso de fotografia é patrocinado pela editora Wiley e o júri é composto por seis eminentes ecologistas e fotógrafos.

Other Articles

  • Dois investigadores do cE3c distinguidos na edição de 2019 do Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias

    Others Dois investigadores do cE3c distinguidos na edição de 2019 do Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias

  • Portugal disponibiliza 150 mil euros para o Parque Nacional da Gorongosa, no âmbito do Programa de Cooperação com a ULisboa

    Others Portugal disponibiliza 150 mil euros para o Parque Nacional da Gorongosa, no âmbito do Programa de Cooperação com a ULisboa

  • As duas nomeadas por Portugal ao Prémio GBIF Jovens Investigadores 2019 fazem parte do cE3c

    Others As duas nomeadas por Portugal ao Prémio GBIF Jovens Investigadores 2019 fazem parte do cE3c

  • cE3c apoia 2ª edição do Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência, organizado pelo MUHNAC

    Others cE3c apoia 2ª edição do Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência, organizado pelo MUHNAC

  • cE3c marcou presença na 3ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal

    Others cE3c marcou presença na 3ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal