News

Modelar e avaliar alterações climáticas em ilhas europeias: primeira reunião do Grupo de Trabalho Local Açores do projeto SOCLIMPACT


Photos Gallery

12/10/2018. Texto de Tiago Capela Lourenço (edição de Marta Daniela Santos).

Realizou-se no passado dia 27 de setembro, no Centro Cultural Natália Correia em Ponta Delgada (São Miguel, Açores), a primeira reunião do Grupo de Trabalho Local Açores do projeto europeu SOCLIMPACT, do qual o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c-FCUL) é parceiro.

A reunião teve como objetivo apresentar o projeto SOCLIMPACT - DownScaling CLImate ImPACTs and decarbonisation pathways in EU islands, que conta com casos de estudo em doze ilhas, arquipélagos europeus e regiões ultraperiféricas, e validar os primeiros resultados para a Região Autónoma dos Açores.

O SOCLIMPACT é um projeto de investigação e inovação do Horizonte 2020 que visa modelar e avaliar os efeitos das alterações climáticas e dos seus impactes socioeconómicos em ilhas europeias - para 2030-2100 - no contexto dos setores da Economia Azul da EU. Pretende ainda o desenvolvimento de caminhos de descarbonização e transição para baixas emissões de carbono complementando as atuais projeções para a Europa, através da utilização de modelos económicos e de uma avaliação não financeira.

Organizada pelos investigadores Tiago Capela Lourenço, Andreia Sousa e Hugo Costa, do grupo "Climate Change Impacts, Adaptation and Modelling - CCIAM", e Ana Neto e José Azevedo, do grupo "Island Biodiversity, Biogeography & Conservation - IBBC" do cE3c, a reunião contou com cerca de vinte participantes de vários sectores da Economia Azul - Energia, Turismo Costeiro, Observação de Cetáceos, Aquacultura e Transporte marítimo.

Para além do cE3c, parceiro deste projeto, em Portugal estão também envolvidas as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.


Tags: CCIAM IBBC

Other Articles

  • Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

    Project Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

  • Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

    Project Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

  • Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

    Project Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

  • GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

    Project GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

  • Logo Projeto GRAVITY

    Project Que biodiversidade habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa?